Benefícios do cacau
O mesmo vale para os derivados do cacau, como o chocolate amargo, o cacau em pó e a massa de cacau, todos ricos em flavonóides. “Os flavonóides podem agir como potentes antioxidantes no organismo, além de diminuirem o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Também podem melhorar a saúde do coração, promovendo um fluxo adequado de sangue, reduzindo a pressão sanguínea, diminuindo a tendência à agregação plaquetária, evitando infarto e acidente vascular cerebral e diminuindo a oxidação do colesterol LDL”, enumera.
Chocolate faz bem?
O próprio chocolate também apresenta alguns benefícios devido à presença do cacau em sua composição. Mas a nutricionista alerta que o consumo do chocolate deve ser moderado, dentro de uma dieta saudável e equilibrada, priorizando sempre os mais amargos.
Origem do cacau
Principal matéria-prima do chocolate, o cacau é originário da América Central e começou a ser levado para a Europa depois que as embarcações de Cristóvão Colombo chegaram às Américas. Lá os espanhóis misturaram as sementes com baunilha e outros aromatizantes, além de açúcar e leite, para chegar à mistura que fez surgir o chocolate. O Brasil atualmente é o 5° produtor mundial de cacau.
Fonte: Danielle Santos Nascimento, nutricionista do Programa de Saúde Alimentar Viva Melhor
Nenhum comentário:
Postar um comentário