O Ministério da Saúde está monitorando a doença chikungunya, que é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue. Pela primeira vez foram registrados casos da doença no País. Uma das medidas será a distribuição de um guia com informações sobre a doença aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
A doença é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. Porém, somente é transmissível se o mosquito também estiver infectado e a Chikungunya não é transmitida a partir de outra pessoa.
Sintomas da doença:
Os sintomas da chikungunya são semelhantes ao da gripe, a pessoa infectada sente dores intensas nas articulações dos pés e mãos; também nos dedos, pulsos e tornozelo. A febre aumentada rapidamente para acima de 39 graus. Também podem ocorrer dores de cabeça, manchas vermelhas como os sintomas da dengue e fortes dores nos músculos. Portanto, se você estiver viajado para o exterior a suspeita de ter sido infectado aumenta, então procure um posto de saúde o mais rápido possível.
Tratamento:
O tratamento é a base de paracetamol e antiinflamatório e a recuperação costuma ocorrer em até dez dias. Na fase crônica, o paciente pode sentir dores nas articulações por seis meses. O vírus pode atingir qualquer pessoa, mas os idosos, as gestantes e crianças estão mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença.
Prevenção da Chikungunya:
A maneira mais simples de prevenir a chikungunya é a eliminação dos mosquitos, a mesma da dengue, não deixar água parada em recipientes para evitar a proliferação do mosquito.
Fonte: Ministério da Saúde - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário