Alimentar pombos faz mal a saúde devido as inúmeras bactérias e micro-organismos que esses animais possuem, deixando os seres humanos susceptíveis a doenças graves, podendo até levar a morte.
Os pombos costumam comer grãos e sementes mas também aceitam outro tipo de alimentação como pães, farelos e restos de comida, alimentá-los acaba sendo a diversão de muitas famílias, devido a aparência inofensiva e cativante dessas aves.
Apesar de graciosas e receptivas, é preciso evitar o contato com os pombos. Algumas doenças transmitidas pelos pombos são: a salmonelose, micoses, criptococose, ornitose e dermatite, além de possuírem piolhos que geralmente parasitam os humanos.
Essas doenças podem ocasionar: inflamações no cérebro, infecções pulmonares e provocar sintomas como febre alta, calafrios e dor de cabeça. Se o indivíduo teve contato com pombos e manifesta sintomas desse tipo, deve procurar um médico imediatamente para evitar infecções generalizadas que podem causar a sua morte.
Os indivíduos que necessitam lidar com os pombos ou com seu habitat e que tenham contato direto com essas aves, precisam de alguns cuidados especiais como a utilização de luvas e de máscaras protetoras.
Alimentar os pombos aumenta a probabilidade de contaminação, porém as doenças podem ser causadas pela inalação das fezes desses animais depositadas no chão, janelas e calçadas, que muitas vezes não são percebidas pelos indivíduos. Para fazer a higiene correta, basta molhar o local com água e cloro e deixar o produto agir por aproximadamente uma hora, é um cuidado simples que pode ser determinante para a saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário