Entretanto, se cada um fizer a sua parte, esses danos podem ser minimizados. Por isso, separamos algumas dicas para a separação diária do lixo. Confiram abaixo:
- Lixo inorgânico: Se possível, enxague e separe em sacos diferentes as embalagens de plástico, longa vida, metal, vidro e papel. E se você conhecer alguém que utiliza este tipo de material como matéria-prima, aproveite e contribua com esta pessoa ou empresa.
- Lixo químico e tóxico: Baterias, pilhas, lâmpadas, termômetros e outros materiais que contenham elementos químicos, devem ter destino especial. Existem pontos de coleta específicos, como postos de saúde, agências bancárias, escolas, supermercados e a Secretaria do Meio Ambiente, onde este tipo de lixo deve ser levado.
- Lixo hospitalar: Seringas e curativos, em casa, não devem ser encaminhados para o lixo orgânico. O ideal é que sejam destinados aos postos de coleta em postos de saúde, farmácias ou outros pontos credenciados pelo município para a recolha deste tipo de lixo.
- Pneus: Podem ser usados para fabricar solados de calçados, persianas e asfalto de borracha. Por isso, quando for trocar os pneus do seu carro, deixe os velhos na borracharia e certifique-se que lhes será dado o destino correto.
- Lixo verde: No caso de restos de poda, o responsável deve entrar em contato com a Prefeitura da cidade para fazer a recolha. Já para entulho de construção, há empresas credenciadas para o recolhimento.
- Óleo de cozinha: Não jogue o óleo usado pelo ralo, nem o enterre no quintal. O destino certo para este produto, é ser armazenado em garrafas e depois ser levado ao ponto de coleta mais próximo. Reciclado, o óleo pode virar sabão, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário