quinta-feira, 2 de maio de 2013

PASTEL, QUEM INVENTOU?

Como foi inventado o pastel?

 
 
 
Nem todo mundo que prova um pastel de feira sabe que sua origem vem dos tradicionais rolinhos primavera, de origem chinesa. Durante viagem ao Oriente no início do milênio, os jesuítas levaram a receita secretamente a Portugal. Na volta, eles mudaram os ingredientes e o transformaram em um quitute doce, feito com ovo e recheio de amêndoas. Por esse motivo, pastelaria significa doceria no país.
 
 
Os pastéis, como conhecemos no Brasil, foram inventados na década de 1940 por descendentes de imigrantes japoneses em Santos, que modificaram a receita da gyoza para usar recheios tipicamente brasileiros e uma massa diferenciada, que em sua composição leva cachaça.
 
A receita rapidamente se espalhou por São Paulo e depois pelo resto do país, sendo ainda na década de 1940, um dos alimentos mais consumídos no Estado de São Paulo, sendo vendido tanto em feiras livres quanto em pastelarias. Na década de 1950, o costume de comer pastéis chega ao Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, onde a primeira pastelaria é fundada nas cercanias do antigo abrigo de bonde de Santa Tereza, atual Mercado das Flores.
 
Na década de 1960, o costume espalha-se para o sul do país, sendo em 1962 fundada a primeira pastelaria da cidade de Maringá, espalhando-se o costume para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a década de 1970, quando se cria a primeira pastelaria de Blumenau.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário