Imagine a cena: é noite, você deveria estar se preparando para dormir mas.. bateu aquela fome.
O resultado e sempre um ataque noturno a geladeira, com consequencias nada agradáveis: comer antes de dormir é receita certa para engordar. Já viu esse filme (de terror)? Pois existem algumas dicas que ajudam a controlar a fome noturna, cheque todas antes de assaltar a cozinha.
Dicas para evitar a fome noturna
Jante leve mas o suficiente
Muita gente costuma pular o jantar pensando em perder peso. Só que não adianta nada passar fome no final da tarde e se jogar num sanduiche ou prato de comida noite. Alias, o jantar tem que ser leve e de fácil digestão para seu organismo poder passar a noite se recuperando e não trabalhando para digerir a refeição. Mas o objetivo do jantar e que você só volte a ter fome na hora do café da manhã. Ou seja, fome noturna = jantar insuficiente. Claro que não vale comida pesada e gordurosa, mas tem que saciar.
Algumas sugestões de jantar:
- Sopa cremosa de legumes + 1 fatia de pao integral sem fermento (aquele pão árabe tipo folha, pão indiano tipo pitta ou alemão)
- Legumes refogados em panela wok, temperados com tahine (pasta de gergelim), shoyu e pimenta + arroz integral
- Smoothie de 2 frutas + iogurte + couve manteiga + farinha de linhaça + 2 castanhas do pará
Mantenha a hidratação em dia
Parece incrível, mas muitas vezes nosso cérebro confundo fome com sede. Então na hora do ataque de fome noturna, experimente antes tomar uma xícara de chá, um suco ou uma agua com algumas gotinhas de limão e folhas de hortelã. Muitas vezes a vontade de comer passa! Melhor ainda: hidrate-se durante o dia todo para a fome tardia nem chegar.
Fome ou vontade de comer?
Não e incomum termos vontade de mastigar algo mesmo que não estejamos com fome. Stress, ansiedade e tristeza são os gatilhos mais comuns e o resultado e sempre um aumento dos ponteiros da balança. Na próxima fome então, assuma as rédeas e pare para analisar: estou com fome MESMO?
Se for só vontade de comer mesmo sem fome, tente analisar o porque da vontade e foque na origem do problema ao invés de usar comida como paliativo. Você resolve a questão mais rápido e ainda emagrece com saúde.
Temos mania de comer na correria, fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Por isso comemos tão rápido que as vezes não da tempo do nosso cérebro receber a mensagem de saciedade enviada pelo estomago. Até esse aviso chegar continuamos comendo, o que muitas vezes significa passar bastante da conta. Então mesmo que faca uma refeição leve no jantar, coma devagar, com calma, prestando atenção a comida e no momento certo de sentir-se saciada.
E lembrem-se sempre: noite é para descansar, aposte no seu sono da beleza e deixe a comida para o café da manhã!
Fonte: imulher.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário