Cuidado dental para os idosos | |
Ser idoso não significa uma diminuição da importância da higiene dental. De fato, o uso de fio dental ajuda a prevenir as cáries que podem causar posterior perda de dentes e a necessidade de usar prótese mais adiante na vida.
Alguns aspectos do cuidado bucal são particularmente importantes para os adultos idosos:
Boca seca: a boca seca (xerostomia) pode ser mais comum à medida que a idade avança. Muitos medicamentos, inclusive agentes anti-hipertensivos e antidepressivos, podem causar secura na boca. E se você receber radioterapia, esta também pode contribuir para causar boca seca.
Obturações: embora seja possível a formação de cárie ao redor de uma obturação dental velha, com independência do uso de fluoreto, é mais provável o desenvolvimento de cárie ao redor de obturações velhas em adultos idosos que cresceram sem o uso de fluoreto.
Doença periodontal (de gengivas): a doença periodontal freqüentemente não é detectada em adultos idosos, especialmente os que não consultam com regularidade com um dentista. Com a idade avançada, as gengivas tendem a retroceder, por isso é conveniente consultar um profissional dentista para verificar se a recessão e as mudanças dentais se devem à doença periodontal.
O cuidado oral adequado é um hábito de toda a vida, e com muito pouco esforço você poderá conservar um bonito sorriso durante a idade adulta.
Nunca é tarde demais
Inclusive se você não foi constante no uso de fio dental durante os anos de sua infância ou adolescência (ou inclusive quando tinha vinte ou trinta anos), nunca é tarde demais para obter os benefícios do uso diário de fio dental.
Fatores de risco
O cuidado bucal em geral e o uso de fio dental em particular têm especial importância para os adultos idosos, dado que estão em situação de risco aumentado de doença das gengivas devido a diversos fatores:
Envelhecimento geral. Inclusive se você tem uma boa saúde geral, à medida que envelhece começará o recesso de suas gengivas. O uso diário de fio dental contribui para promover a saúde de suas gengivas e freará este recesso.
Osteoporose. A osteoporose é comum em adultos de idade média e em idosos. As investigações demonstram que a saúde oral pode estar relacionada com osteoporose de várias formas. Os estudos demonstraram que a doença periodontal pode ser um indicador de osteoporose subjacente, e os estudos em mulheres com osteoporose demonstraram que elas apresentam maior risco de doenças nas gengivas.
Certos tipos de medicamentos, inclusive os antidepressivos e alguns anticonvulsivantes, podem contribuir para causar boca seca. Leia os possíveis efeitos secundários de todos os medicamentos que você toma, e se a boca seca estiver na lista, seja cuidadoso com a escovação dos dentes e com o uso de fio dental. Síndrome de Sjögren. Este transtorno autoinmune pode acontecer em qualquer idade, mas é mais freqüente em mulheres menores de 40 anos. Os dois sintomas mais comuns são olhos e boca extremamente secos. Se você tiver síndrome de Sjögren, a falta de saliva incrementa o risco de cárie, e é importante escovar os dentes depois de cada comida, e usar fio dental pelo menos uma vez ao dia. O profissional dentista também pode sugerir um enxágue antimicrobiano para ajudar a manter as bactérias afastadas. Não viva no passado
Alguns adultos podem estar preocupados com o perigo de perder os dentes porque não prestaram atenção à higiene oral no passado. Embora os antecedentes de higiene oral inadequada incrementem o risco de perda de dentes, o cuidado preventivo da saúde oral pode reduzir esse risco. Os resultados de um estudo de 736 homens adultos demonstraram que os que tinham hábitos de cuidado oral saudáveis, inclusive uma combinação de escovação de dentes, uso de fio dental e consultas regulares ao dentista, tinham maior probabilidade de manter seus dentes à medida que envelheciam, em relação aos que não seguiam tais hábitos. Os homens com antecedentes mais prolongados de saúde oral adequada tinham maior probabilidade de manter os dentes, mas inclusive os que seguiam uma rotina constante de saúde oral durante um período mais curto tinham menos probabilidade de perder dentes, em relação aos que não seguiam uma rotina constante de cuidado bucal.
A tecnologia facilita o uso de fio dental
Para os adultos idosos pode ser mais difícil o uso diário de fio dental. Se você ou algum conhecido idoso tem problemas para usar fio dental padrão, prove com um aparelho elétrico que limpa entre os dentes e estimula as gengivas, e facilita o uso feito por mãos instáveis ou fracas.
Inclusive se você não tem todos os seus dentes, o cuidado oral é importante. Para os adultos idosos que preferem o uso de um fio dental em lugar de um aparelho elétrico, o fio dental esponjoso pode ser uma boa escolha, pois está fabricado em fibra de náilon que se estira e ocupa os espaços entre os dentes. Desta maneira, pode limpar as partículas de alimento destes espaços melhor que o fio dental padrão. O fio dental esponjoso também pode ser uma boa opção para adultos que têm pontes, ou outros tipos de dispositivos dentais.
Envelhecer com confiança
A saúde oral é um fator importante no envelhecimento saudável. A manutenção da saúde dos dentes e das gengivas significa impedir que as bactérias encontrem uma via para ingressar na corrente sangüínea para causar infecções. O uso diário de fio dental fornece a você (ou a quem cuida de uma pessoa idosa que requer ajuda) uma oportunidade de examinar os lábios, as gengivas, os dentes e a língua com relação a qualquer problema, por exemplo aftas, gengivas sangrantes ou dentes soltos ou danificados. A detecção precoce de problemas é chave para reduzir o risco de sofrer transtornos graves tais como gengivite, que poderiam conduzir à perda de dentes, se não forem tratados.
Fonte: Oral B
|
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
TERCEIRA IDADE - CUIDADOS COM OS DENTES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário