quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CREME DE MANDIOQUINHA PARA MANTER A FORMA

Para ajudar a aquecer as noites que estão cada vez mais frias, quer onde você esteja.
 
Além de alimentos orgânicos, a chef utiliza ingredientes nutritivos e temperos variados que incrementam o paladar e dão a sensação de saciedade, ideal para quem quer manter a forma durante o inverno.
 
A primeira traz a mandioquinha como elemento principal. "Essa raiz é excelente para o frio, por ter um gosto reconfortante e ser rica em carboidratos, vitaminas do complexo B, potássio e ferro", diz.
 
Apesar de ser menos consumida que a mandioca, ela é ideal para dietas de recuperação da saúde, por ser facilmente digerida. "Além disso, é excelente para o aparelho digestivo, por causa da niacina, que preserva o bom funcionamento do organismo."
 
A chef completa a receita com pitadas de cardamomo, que, além de aromatizar o creme, ajuda a regular a quantidade de ácido no estômago, parar a tosse e previne a formação de muco, que é comum nesta época devido a combinação das temperaturas baixas e o consumo de laticínios.
 
"Esse tempero indiano é também afrodisíaco", diz a chef, que também mostra como decorar o prato para estender o clima romântico para comemorações especiais.
 
Creme de Mandioquinha com Cardamomo e Alecrim
(sem lactose)


Ingredientes
1 kg de mandioquinha
2 litros de água
3 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho
½ talo de alho-poró
½ talo de salsão ou erva doce
3 galhos de alecrim
1 colher de café de cardamomo em pó ou um inteiro
Sal marinho

Modo de preparo:
Coloque o azeite e doure o alho e o alho-poró em fogo brando. Acrescente as mandioquinhas orgânicas com casca e a água e deixe ferver em fogo médio. Bata a mistura e retorne ao fogo. Coloque o salsão picado em rodelas finas e deixar ferver mais um pouco. Acerte o sal. Sirva com os galhos de alecrim e uma pitada de cardamomo por prato.


Fonte: Martha Tatini é eco chef de Gastronomia Orgânica e professora e mestre em Educação Alimentar e Ambiental, especializada em gastronomia natural, ayurvédica e orgânica. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário