segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DOR DE GARGANTA

Quais são suas causas?

Nessa época do ano é comum que os consultórios médicos fiquem cheios de crianças e também de adultos. Como o clima está mais ameno os vírus e as bactérias se proliferam com mais facilidade, por isso as gripes e resfriados se tornam constantes, e por causa dessas doenças outras podem se desenvolver e um dos sintomas que podem aparecer é a dor de garganta.
Quando uma pessoa está gripada ou resfriada normalmente fica com uma obstrução nasal, por isso respiram pela boca, como o ar não sofre o processo natural de filtragem chega à garganta com impurezas, que podem causar doenças como faringite, amigdalite e laringite.
A dor de garganta é apenas um sintoma dessas doenças, que podem ser causadas por vírus ou bactérias que na maioria das vezes inflama, causando dor e desconforto.
Dor de garganta  imagem 1
Mas como esse processo de inflamação é causado?
  • Amigdalite
A amigdalite é uma das causas mais comuns da dor de garganta. As amigdalas são tecidos que ficam uma de cada lado, na parte superior da garganta e evitam que bactérias e fungos passem para o organismo, mas quando a pessoa fica com a imunidade baixa esses agentes externos causam a inflamação nas amigdalas.
Os sintomas costumam ser: dor para engolir, febre e mal-estar, se estiverem bem inchadas e avermelhadas foi causada por vírus, mas se houver focos de pus foi causada por bactéria, nesse caso costuma ser mais agressiva.
  • Faringite
Uma outa causa comum da dor de garganta, é a faringite, que é o inchaço da faringe, parte posterior da garganta entre as amigdalas e a laringe, normalmente causada por vírus, mas não descarta a possibilidade de ser por bactéria e se não for tratada pode se transformar em uma amigdalite bacteriana.
Seus sintomas são: febre, dor de cabeça e dor nas articulações (falar, bocejar e engolir).
  • Laringite
A laringite é muita confundida com a faringite, mas acontece na laringe, que fica mais abaixo no pescoço, na região do pomo de Adão, onde há a produção da voz, uma inflamação que também pode ser viral ou bacteriana.
Os sintomas podem ser rouquidão, garganta seca e tosse, para diagnosticar esse tipo de  inflamação é preciso da ajuda de aparelhos médicos, pois a faringe fica em uma região de difícil visualização.
Sempre que perceber que há algo errado com sua garganta procure um médico para que ele avalie os sintomas, e indique o tratamento certo. Outra causa da dor de garganta pode ser o câncer de garganta, por isso caso essas dores sejam recorrentes informe ao seu médico.
Para diminuir o risco do surgimento da dor de garganta, evite o fumo, consumo de álcool, ambientes com pó ou poluídos, falar alto e mudanças bruscas de temperaturas.
Para quem quer falar à vontade.
Fonte: Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário