segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SEUS DEDOS FAZEM BARULHO?

Por que quando estalamos os dedos Faz barulho?

Levante a mão se você faz parte do grupo de pessoas que sentem muita aflição ao ouvir o barulho que faz quando alguém estala os dedos ou alguma outra parte do corpo.
Estalar os dedos imagem 1
Por que será que esse barulho incomoda tantas pessoas?
As articulações são estruturas que ligam um osso ao outro com tecidos conectivos e ligamentos. Elas são envolvidas por uma espécie de cápsula que contém um líquido viçoso e transparente chamado Sinóvia (fluído sinovial), este líquido tem a função de facilitar os movimentos de todas as articulações, como um lubrificante.
O barulho que faz quando estalamos alguma articulação, principalmente a dos dedos, acontece, pois dentro dessas cápsulas que envolvem as articulações existem bolhas de gases que são Nitrogênio, Oxigênio e Dióxido de carbono e quando esticamos ou dobramos a articulação essas bolsas estouram como se fossem bexigas.
Está explicado: É por isso que, mesmo que você tente, dificilmente vai conseguir estalar os dedos novamente logo em seguida, pois esses gases levam em torno de 20 a 30 minutos para se reunirem novamente.
Ainda não existe um estudo que comprove que estalar os dedos seja prejudicial, mas é bom ter cautela, alguns especialistas informam que o líquido que envolve a articulação pode ficar gasto e isso pode ocasionar o surgimento de artrite e artrose. É preciso ter atenção se, ao estalar os dedos, há dor, nesse caso o mais recomendado é procurar um especialista.
Muitas pessoas têm o hábito de estalar outras partes do corpo como: pescoço, ombros e cotovelos, pois a sensação de alívio quando nos esticamos e ouvimos o famoso “crec, crec” das articulações estalando é, para muitos, indescritível, mas, para a surpresa de muitos, essa atitude não é recomendada. Se você deseja ter esse alívio, procure um especialista, assim você terá essa sensação sem prejudicar suas articulações.
Para preservar as articulações também vale a pena ter uma vida saudável, manter o peso e praticar exercícios físicos, além de manter uma rotina com o ortopedista e, caso haja algum sintoma fora do comum, cuidar imediatamente do assunto.
Para quem quer sentir alívio todos os dias.
Fonte: Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário