Fuja das suas principais causas
O que para muitos é considerado um tabu, para outros pode ser um problema que afeta além do que se pode imaginar. A perda da libido, atualmente, é um problema que tem afetado muitas mulheres e homens, embora venham delas as maiores queixas sobre o assunto.
Ainda não se sabe a verdadeira causa da diminuição do apetite sexual, muitos especialistas afirmam que a maioria provém de causas emocionais, mas o ideal é entender de onde vem a perda da libido e não apenas supor a sua causa.
Uma das principais causas da perda da libido é não pensar em sexo, em um relacionamento a dois, não tê-lo como prioridade e sempre deixa-lo “para depois”. Surge nesse momento a diminuição do apetite sexual, que pode ser causado pelo cansaço cotidiano, excesso de compromissos ou quando a falta de energia e estímulos é maior que o desejo.
As demais causas são:
Psicológicas
Depressão, traumas, culpas, raiva entre o casal, baixa autoestima e outros sentimentos ou emoções podem ocasionar a perda da libido.
Desequilíbrios Hormonais
Disfunção hormonal e doenças como hipotireoidismo podem afetar diretamente o apetite sexual. Nos homens, muitas vezes, a disfunção é tratada com a reposição de testosterona.
Medicações
Há muitas medicações que podem ter como efeito colateral a perda da libido, como os anticoncepcionais, antidepressivos e inibidores do apetite.
Vícios
O alcoolismo e o tabagismo podem influenciar o apetite sexual e despertar a perda da libido.
Cuidar da saúde hormonal, conversar com o seu médico caso haja algum tratamento em andamento e ter conversar diárias com o seu/sua parceiro (a) são maneiras eficazes de evitar a perda da libido. Caso você note a perda da libido, procure um especialista, tenha certeza de onde vem e por que. Ter uma vida sexual ativa e saudável é possível em qualquer idade, basta que cada um saiba lidar com isso.
Algumas pessoas optam por tratamentos que devolvam a sua energia e o apetite sexual, há opções que são facilmente encontradas.
Para quem quer viver uma relação plena.
Fonte: Onofre
Nenhum comentário:
Postar um comentário