sexta-feira, 12 de julho de 2013

CYBERBULLYING - SAIBA O QUE É

O Cyberbullying é uma prática que remete a hostilização do próximo por meio de tecnologias da informação. Envolve o fortalecimento de comportamentos nocivos, maldosos e repetidos contra uma pessoa.
 
Como na vida fora da web, a internet pode ser usada para coisas boas ou ruins. Se alguém manda mensagens por e-mail ou torpedo, recados nos sites de relacionamento ou blogs, ofendendo ou humilhando uma criança ou adolescente de forma repetitiva, está causando um sério prejuízo e, muitas vezes, um trauma que vai acompanhar aquela pessoa para sempre.
 
 
 
Sabemos que o termo “bullying” designa uma ação de violência física, psicológica e de perseguição hostil contra uma pessoa, é uma prática muito comum nas escolas. O termo “cyber”, popularmente, refere-se ao uso virtual de meios digitais como a internet. Associando os significados, o “cyberbullying” é praticar bullying pela internet, celular e demais dispositivos tecnológicos.
 
É ridicularizar alunos, professores, amigos e desconhecidos perante a sociedade virtual. Pelo celular é praticado por meio de torpedos; na internet os praticantes de cyberbullying atuam via e-mail, blog, fotologs e redes sociais.
 
A prática reúne ações de discriminação não identificadas, porém a legislação do crime da internet possibilita a quebra de sigilo de trafego da internet e o praticante de cyberbullying pode ser descoberto.
 
Entre as mídias sociais, as mais populares são o principal local para o cyberbullying. Já é comum encontrar ultrajes no Orkut, no Facebook, no Twitter e em mensagens pelo MSN. Há vários relatos no Brasil e no exterior, de adolescentes que entraram em estado depressivo a ponto de se suicidarem após sofrerem, por meio de mensagens eletrônicas, discriminação e diversas ofensas.
 
Esse problema tem sido discutido em nível mundial não somente pelas autoridades, mas também pelas famílias dos jovens e professores.  Trata-se do uso da tecnologia da informação para , de forma covarde, ameaçar, humilhar e intimidar uma pessoa.
 
Nas mídias sociais há comunidades que possuem o objetivo de ofender e xingar pessoas por meio de palavras de baixo escalão e de fotos manipuladas. No Rio de Janeiro, a Delegacia de Crimes Virtuais considera a prática como um conjunto de crimes contra a honra, considerada uma forma de injúria (ofensa) e calúnia (acusação injusta).
 
Se o praticante de cyberbullying for menor de idade poderá responder de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, podendo sofrer desde uma advertência até internação em centro de recuperação. A escola só é responsabilizada se a prática partir do ambiente escolar.
 
Sob decisão judicial há casos em que a vítima pode receber das empresas detentoras dos sites de relacionamento uma quantia em dinheiro referente ao pagamento de danos morais sofridos.
 
O apoio da família e dos amigos é muito importante num caso de cyberbullying. Deve ficar claro que a vítima não é culpada pela situação. O agressor deve ser identificado e responsabilizado por seus atos.

A escola também tem um papel muito importante. Além de discutir o assunto durante as aulas, os professores devem ficar atentos para identificar qualquer tipo de situação que envolva cyberbullying. Eles podem ajudar os pais das vítimas e os pais dos agressores a resolverem o problema.

Para que a gente possa continuar usando a internet com liberdade é preciso saber que temos direitos mas, também, deveres. Respeitar as pessoas é uma questão de educação e cidadania, tanto dentro como fora do ciberespaço.
 
Fontes:
http://multirio.rio.rj.gov.br/aluno/index.php?option=com_k2&view=item&id=106:parece-brincadeira-mas-não-é&Itemid=13
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cyberbullying
http://www.brasilescola.com/sociologia/cyberbullying.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário