A internet é muito legal para você conversar com seus
amigos, jogar, ouvir músicas, assistir a vídeos, pesquisar para trabalhos da
escola e tantas outras coisas. Há algumas regras que devemos seguir para que a
rede seja sempre um ambiente agradável e seguro para todos.
Lembre-se que há sempre alguém do outro lado quando você manda um e-mail, faz um comentário numa rede social ou conversa no MSN. Não ofenda nem seja agressivo.
A forma como você conversa na internet revela muito sobre você e pode criar admiração ou rejeição.
Trate as pessoas, conhecidos e desconhecidos, da maneira mais educada e gentil possível!
O que fazer
- Espere seu amigo terminar de falar quando estiver conversando com ele no MSN ou outro programa de chat. Não interrompa, não tecle ao mesmo tempo.
- Numa conversa ao vivo você pode ouvir o tom de voz ou ver as expressões da pessoa com quem está conversando. Na internet, só dá para saber o que a pessoa quer dizer pelo que está escrito. Por isso, escreva sempre de forma clara, para não haver mal entendidos. Leia a história em quadrinhos "Tô de Bem, Tô de Mal".
- O bom português também vale na internet e ajuda na clareza das mensagens. Como você aprendeu na escola, uma vírgula errada, ou a falta dela, pode mudar todo o sentido de uma frase.
- Se receber links estranhos, que você sinta que não deveriam ter sido enviados para você, não reaja: informe algum adulto.
- É claro que é permitido usar termos próprios da internet (o internetês) como aki, tb, ñ, rs, kkk, aff, haha, mas somente na comunicação online. Lembre-se que em textos corridos, mesmo em blogs, é preciso adotar a linguagem formal e respeitar as regras gramaticais, da mesma forma que na escola e para escrever redações.
- "Bom dia", "Olá", "Oi", "Tchau", "Até mais" e "Obrigado" são algumas formas de começar e terminar um e-mail educadamente. Não se esqueça de assinar seu nome!
- Se você receber mensagens mal educadas, encontrar algum site que fale mal de você, de seus colegas ou de alguém da sua família, não responda. Procure algum adulto - seus pais, seus professores ou algum parente.
O que não fazer
- Abreviações e gírias que você usa na internet para a conversa ficar mais rápida não devem ser usadas em provas e trabalhos para a escola.
- Emoticons ajudam a esclarecer o que você quer dizer. Mas não exagere. Se escrever um e-mail para um professor, não use muitas carinhas sorridentes, tristes ou outras expressões desse tipo.
- Não repasse mensagens com correntes, piadas ou curiosidades, a não ser que a outra pessoa tenha pedido. Ninguém gosta de receber mensagens indesejadas.
- Não perturbe um amigo se o status dele indicar "ocupado" ou "ausente". Use estes status para mostrar quando você pode ou não falar com seus amigos.
- Se enviar uma mensagem para várias pessoas, use o campo "Cco" do e-mail para colocar os e-mails delas. Essa sigla quer dizer "Cópia carbono oculta". Assim, os endereços dos seus amigos ficam escondidos e não são capturados por programas usados para enviar spam ou vírus.
- Ao escrever um e-mail, fazer um comentário num blog ou publicar alguma coisa num site de relacionamentos, use letras maiúsculas e minúsculas. Na internet, escrever só com letras maiúsculas é o mesmo que GRITAR!
Nenhum comentário:
Postar um comentário