Os germes estão em todos os lugares, se livre deles.
Nós não podemos vê-los, mas uma coisa é fato: os germes estão em todos os lugares.
Infelizmente nós não estamos seguros contra os germes, esses microscópicos seres vivos estão em todos os lugares e, como não podemos vê-los ou senti-los, consequentemente em nosso corpo. Os germes incluem todos os seres vivos que só podem ser vistos com o uso de um microscópio, como bactérias, fungos, vírus e protozoários.
A maioria deles pode ser encontrada em plantas, animais e pessoas, porém eles também habitam locais extremamente inusitados, como a superfície de uma lousa ou de uma mesa, por incrível que pareça.
Os germes, quando estão presentes no corpo humano, consomem alimentos e energia, o que reflete diretamente na saúde causando doenças como infecções de ouvido, garganta e etc. Uma única célula bacteriana pode se tornar em 8milhões de células bacterianas em menos de 24 horas, por isso o controle sobre o germes é extremamente difícil de ser imposto.
A maior dos germes é disseminada no ar, por isso a prevenção ao contato se torna um pouco complicada, outros são disseminados pela saliva, mucosa, urina e fezes, como é o caso dos animais. Evitar os germes é o primeiro passo para se manter livre deles.
É inevitável ter contato com os germes durante a nossa rotina e o nosso dia a dia. Alguns habitam locais totalmente inusitados, onde não imaginamos haver problema algum:
- Tela de celular: Estudos comprovaram que a tela de celulares touch screen é um criadouro de germes, isso porque há muitos germes em nossas mãos e dedos. De 20 a 30% dos germes são transferidos dos dedos para os celulares;
- Transporte público: Metrôs e ônibus podem ser infestados de germes, é sempre bom ter atenção onde senta, onde coloca as mãos e evitar leva-las à boca, olhos ou nariz enquanto estiver dentro de um transporte público;
- Corrimão de escada rolante: Seja em shoppings, lojas, metrôs ou terminais públicos, os corrimãos de escadas rolantes podem ser condutores de germes para o organismo, evite toca-los e levar as mãos às bocas ou mucosas;
- Objetos usados no dia a dia: Existem objetos que usamos todos os dias, mas nem fazemos ideia de que podem conter germes que trarão doenças para o nosso organismo, como mouses, teclados de computadores e telefones empresariais.
Lavar bem as mãos, os alimentos e manter hábitos de higiene durante o dia-a-dia, como escovar os dentes após as refeições, trocar de roupa após o banho e evitar tocar em itens que possam transmitir contato com germes é a primeira forma de prevenir e evitar o contato com os germes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário