Fumar no narguilé é mais prejudicial que o cigarro, alerta a Organização Mundial da Saúde.
O narguilé é um cachimbo de água, utilizado em rituais que se prolongam de 40 minutos a uma hora, deixando o usuário mais tempo exposto à nicotina, às substâncias cancerígenas do tabaco e ao monóxido de carbono, que tira o oxigênio das células, aumentando, portanto, o risco para várias doenças. ” 40 minutos de narguilé equivalem a 100 cigarros”, compara a cardiologista Jaqueline Scholz Issa, diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor-Instituto do Coração do Hospital das Clínicas. ” No narguilé, a concentração de monóxido de carbono do tabaco é maior por causa da combustão do carvão”, explica a especialista.
A médica explica também que A ÁGUA DO NARGUILÉ NÃO FILTRA, ELA SOMENTE ESFRIA A FUMAÇA, potencializando, portanto, a perda de dentes, câncer na boca e inúmeras outras doenças. Além disso, têm mangueiras compartilhadas, tornando os usuários candidatos a herpes, hepatite ou até tuberculose.
Falso e perigoso conceito porque fumar no narguilé é altamente maléfico para a saúde. A água do narguilé não filtra, ela esfria a fumaça. E a fumaça vem com nicotina, que vicia, vem com alcatrão e monóxido de carbono, substâncias do tabaco.
Fonte: Dra. Jaqueline Scholz Issa, cardiologista, diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor-Instituto do Coração do Hospital das Clínicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário