quinta-feira, 17 de outubro de 2013

OFTALMOLOGIA - ESTRABISMO

Conheça os vários tipos de estrabismo

        Estrabismo é o desalinhamento dos olhos, quando eles perdem o paralelismo. Enquanto um dos olhos olha para frente, o outro olha para outra direção.  
 

 

Tipos de estrabismo

Existem vários tipos de estrabismo, como a esotropia ou desvio convergente (desvio dos olhos para dentro), a exotropia ou desvio divergente (desvio dos olhos para fora) e os desvios verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro). 
 

Sintomas

Muitos pacientes não apresentam sintomas, dependendo da idade de início e do tipo de estrabismo. Alguns, porém, podem apresentar cefaléia, diplopia (visão dupla), dificuldade para ler, lacrimejamento, dor ocular, entre outros.

Principais causas

Na maioria dos estrabismos a causa é desconhecida. Entre os adquiridos na vida adulta, as principais causas são: traumatismo craniano, diabetes, problemas vasculares como aneurismas, tumores cerebrais, entre outros.

Principais consequências

Baixa visão em um dos olhos quando não tratado de maneira correta na idade apropriada, comprometimento da visão binocular (3D), problemas psicológicos, sociais e econômicos relacionados ao desvio ocular. 
 

Tratamento

Há tratamentos diferentes para os vários tipos de estrabismo. Alguns são corrigidos com o uso de óculos, outros com óculos e cirurgia de correção de estrabismo, e há aqueles que são corrigidos apenas com a cirurgia. Em alguns casos, pode ser realizado o tratamento do estrabismo com toxina botulínica. A oclusão (ou tampão) é utilizada principalmente para o tratamento da ambliopia, a baixa visão causada pelo estrabismo.

Não há ainda tratamento efetivo e duradouro para a ambliopia quando diagnosticado tardiamente. Os fatores mais importantes para a sua correção são a idade do paciente e a acuidade visual no início do tratamento, mas a correção cirúrgica do estrabismo continua podendo ser realizada com finalidade estética.


Fonte e revisão médica: Dra Claudia Faria, oftalmologista do Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário