quinta-feira, 17 de outubro de 2013

TERCEIRA IDADE - COMO EVITAR TOMBOS EM CASA

Melhor prevenir do que cair 


Cerca de 30% dos idosos sofrem quedas pelo menos uma vez ao ano e para aqueles institucionalizados as chances aumentam. O alto índice de mortalidade é decorrente, sobre tudo, de complicações dos ferimentos causados pelas quedas. Exemplo disso são as fraturas que só podem ser tratadas com procedimentos cirúrgicos. Entre os principais motivos dos acidentes estão osteoporose (enfraquecimento dos ossos), diminuição da visão e do equilíbrio e enfraquecimento muscular.
 
"Ao contrário do que muitos pensam, cair na terceira idade não é normal. Indica que algo está errado. Por isso, é importante que os idosos procurem um médico depois de uma queda, para que o motivo de sua ocorrência seja investigado e tratado".
 
O novo manual “Cair de Maduro é Só para Fruta”, assinado por diversas instituições, dá dicas de como prevenir as quedas de idosos dentro de casa.
 
Evite acidentes
No manual, podem ser encontrados procedimentos simples para evitar um acidente.  
Veja alguns deles: evite usar tapetes de tecido na casa que possam causar escorregões; mantenha um espaço entre os móveis para circulação; aumente a iluminação dos ambientes e evite se levantar no escuro total; procure sentar-se para vestir calças, calçar sapatos e meias; não use roupas muito compridas que arrastem no chão; prefira calçados com solado antiderrapante; pratique atividades físicas para fortalecer os músculos e manter o equilíbrio; mantenha uma alimentação saudável; visite sempre um médico e faça exames periódicos.
 
 
Cuide bem dos pés: suspeite de calos, machucados e frieiras. Limpar e secar os pés direito já evita tombos, porque você se apoia melhor. Use hidratantes e corte as unhas bem rentes, em linha reta. Compre calçados firmes e fuja dos chinelos de dedo.

Exercícios físicos: É recomendado fazer 30 minutos diários para manter um corpo equilibrado. Caminhada leve, alongamento e dança são as atividades mais indicadas nessa fase para se fortalecer e evitar quedas.

Nas escadas: Elas precisam ter corrimões dos dois lados para facilitar as passadas. Cole faixas antiderrapantes em todos os degraus e nunca desça ou suba com as lâmpadas apagadas.
 
 
 
 
Fonte: Revista Saúde É Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário