É considerado um dos alimentos mais nutritivos da natureza pois são ricos em proteínas (40% e contém mais amino ácidos do que ovo, carne, etc), amino ácidos, vitaminas do complexo B e enzimas. Cada colher de chá cheia contém mais de 2.5 bilhões de grãos de pólen de flores.
Os componentes principais do pólen são proteínas e aminoácido, lipídeos (gorduras, óleos e derivados) e açúcares. Todos os aminoácidos essenciais aos humanos (fenilalanina, leucina, valina, isoleucina, arginina, histidina, lisina, metionine, treonina e triptofano) podem ser encontrados. Muitas enzimas, altos teores de vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6, B12, A, P, E e C) e alguns minerais (K, Na, Ca, Mg, P, S, traços de Fe, Zn, I, Al, Mn, B, Cl, Cu e outros) também estão presentes. Possui em média 20 vezes mais caroteno (provitamina A) que a principal fonte natural, a cenoura.
Indicações:
- Stress;
- Depressão;
- Anemia;
- Fadiga física e mental;
- Níveis altos de colesterol;
- Hipertrofia prostática;
- Disfunções sexuais;
- Suporte em casos de atraso no desenvolvimento físico e mental;
- Auxiliar na formação de massa muscular;
- Combate o envelhecimento precoce.
Com sua larga variedade de substâncias benéficas interage com o organismo melhorando a absorção e uso dos nutrientes provenientes da nutrição regular. Os seus próprios nutrientes também auxiliam diretamente o restabelecimento do equilíbrio orgânico, sendo um ótimo complemento alimentar para pessoas que têm uma dieta desequilibrada ou deficiente.
Várias décadas de observações em países europeus Ocidentais e alguns testes clínicos mostraram que o pólen é efetivo no tratamento de problemas de próstata, variando de infecções e inchaços até câncer (Denis, 1966 e Perguntar-Upmark, 1967).
O pólen normaliza o intestino, aumenta o apetite e a capacidade de trabalho, auxilia o combate ao estresse e as debilidades físicas e mentais. Tem sido usado no tratamento de anemia perniciosa e pressão baixa. Pesquisas demonstraram que as propriedades rejuvenescedoras atribuídas ao mel, na realidade são devidas à presença de pólen no mesmo.
Resumindo, o Pólen é um excelente complemento alimentar que funciona como um verdadeiro alimento para a saúde, uma vez que, além de fornecer nutrientes auxilia o organismo no combate e prevenção de doenças.
Restrições:
- Pessoas sensíveis ao pólen não devem fazer uso do produto. Em caso de reação alérgica suspender a uso. Porém, fique atento, a qualquer sintoma de olhos inchados, coceiras, pare imediatamente e procure auxílio medico.
Efeitos colaterais:
- Não há relatos concretos, mas deve-se atentar para a ocorrência de reações alérgicas.
Recomendações de uso:
- Como tratamento, recomenda-se o uso contínuo por três meses.
- Adultos: 10 a 20 gramas ao dia.
- Crianças (até 5 anos): 4 a 8 gramas ao dia.
- Observação: 1 colher de café (rasa) equivale a 4 gramas e 1 colher de sobremesa (rasa) equivale à 8 gramas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário