quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ARTRITE REUMATÓIDE

Ela pode desencadear outras doenças.

Dores nas articulações são as queixas mais comuns nos consultórios dos ortopedistas. Essas dores são causadas por diversos motivos, pode ser pelo sobrepeso causando dores nos joelhos e tornozelos, movimentos repetitivos associados às tendinites e muitos outros. Nesses casos o médico irá indicar um tratamento, para que a doença cesse ou fique um bom tempo sem dar sinais, mas existem as doenças que são crônicas e ainda não têm cura, como a artrite reumatoide, que costuma atingir mais os idosos.
Artrite Reumatoide 1
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória autoimune, que age contra o próprio organismo.  O sistema imunológico, responsável por proteger o organismo contra os vírus e bactérias, começa a agir contra os tecidos do próprio corpo, principalmente a membrana sinovial, uma fina película que reveste as articulações. Quando esse processo começa a acontecer, o resultado são as inflamações nas articulações, como ombro, joelho, mãos, tornozelos, pés e coluna cervical, mas por ser uma doença sistêmica, pode atingir várias partes do organismo.
O diagnóstico pode ser mais demorado, pois os sintomas podem ser parecidos com os de outras doenças, mas o principal sintoma é a dor, além de inchaço nas juntas, rigidez matinal, febre baixa, cansaço, perda de peso, diminuição do apetite, entre outros, por isso os exames devem ser feitos o mais breve possível.
As causas para essa doença ainda não foram descobertas, mas ela está associada a fatores genéticos e ambientais. Especialistas informam que ela possa desencadear outros problemas, como:
  • Depressão
A convivência com a doença, por ser crônica e sem cura, pode desencadear a depressão por causa dos seus sintomas, como a dor que causa estresse, além disso, uma proteína inflamatória ligada à artrite reumatoide, quando está em altas concentrações no sangue, pode ser uma das causas da depressão.
  • Ataque cardíaco
Quando a doença está ativa eleva o risco de um ataque cardíaco, pois uma de suas características, que é a inflamação sistêmica, segundo especialistas, pode ser a causadora do ataque cardíaco, mesmo que o colesterol e a pressão estejam com níveis normais.
  • Diabetes
O risco de o paciente com artrite reumatoide desenvolver diabetes tipo 2 aumenta, pois alguns medicamentos utilizados no tratamento aumentam o nível de açúcar no sangue.
  • Doença pulmonar
Uma grande parte das pessoas que sofrem de artrite reumatoide pode desenvolver problemas pulmonares, pois, segundo especialistas, por causa da inflamação da artrite, as vias aéreas podem ficar inflamadas e os medicamentos utilizados no tratamento podem potencializar os quadros de doença no pulmão.
Sempre que notar algo diferente, procure o médico para que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos o mais breve possível, e a intensidade dos sintomas seja diminuída.
Para quem quer momentos tranquilos.
 
By Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário