segunda-feira, 9 de setembro de 2013

NUTRIENTES PARA CADA FASE DA VIDA

Saiba qual a importância dos nutrientes em cada fase da vida

Aquela regra que aprendemos quando criança, que o prato quanto mais colorido tiver, melhor será para o organismo, deveria ser seguida em todas as fases da vida. A falta de nutrientes pode trazer grandes complicações para a saúde e isso pode acontecer em qualquer idade, pois eles são fundamentais para o desenvolvimento e manutenção do bom funcionamento do organismo.
 Nem sempre comer bem quer dizer que você esteja abastecendo seu corpo com os nutrientes necessários e isso, em longo prazo, trará complicações para a saúde, mas muitas vezes não percebemos. Esse processo é conhecido como fome oculta, acontece quando há uma carência nutricional não perceptível de um ou mais nutrientes.
 Falta de nutrientes 1
Veja como a falta de nutrientes pode prejudicar a saúde em cada fase da vida.
  • Gestação
O feto é formado por células que são produzidas a partir dos nutrientes, logo a alimentação da mãe tem ligação com o desenvolvimento do bebê. Os nutrientes essenciais que precisam ser ingeridos em maiores quantidades são: cálcio, ferro e ácido fólico.
O cálcio ajuda a controlar a pressão arterial da mãe, além de ser fundamental para o desenvolvimento ósseo do bebê. A baixa ingestão de ferro pode aumentar o risco de mortalidade materna, parto prematuro e baixo peso do bebê ao nascer. O ácido fólico é imprescindível para a formação do tubo neural, por isso a mãe deve ter uma alimentação saudável e balanceada para que não falte nutrientes para ela e seu bebê.
  • Recém-nascido
Ao nascer, o bebê não está totalmente desenvolvido, esse processo continuará fora do útero da mãe, por isso os nutrientes são essenciais para continuar essa formação. A amamentação é o alimento necessário para o bebê até os 6 meses de vida, por conter as quantidades necessárias de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, além de anticorpos que fortalecem o sistema imunológico.
Durante a amamentação a mãe precisa ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, pois é através da sua alimentação que o leite passará para o bebê os nutrientes necessários, por isso se a mãe não tiver uma alimentação saudável o bebê poderá desenvolver doenças como anemia, alergias, obesidade, entre outras.
  • Crianças
A falta de nutrientes durante a infância causa problemas sérios, como anemia, deficiência de vitamina A e desnutrição. Os nutrientes que são mais deficientes no organismo das crianças são: cálcio, ferro, zinco, vitamina A, carboidratos e proteínas.
A falta do ferro afeta a coordenação motora, linguagem, falta de atenção, fadiga e anemia. A falta da vitamina A compromete o sistema de defesa do organismo e a capacidade visual.
A falta de cálcio causa problemas no crescimento, desenvolvimento ósseo e dentário. O zinco é fundamental para evitar que se desenvolvam problemas, como anorexia, retardo de crescimento, diarreia e problemas no sistema imunológico.
  • Adolescência
Na fase da adolescência o desenvolvimento físico, psíquico e social é intenso e rápido, por isso o consumo de nutrientes precisa aumentar na mesma proporção, para que não haja prejuízos.
Com um pouco mais de liberdade na hora de se alimentar, os adolescentes ingerem uma quantidade maior de alimentos ricos em calorias, açúcar e gorduras. Nutrientes como o ferro são fundamentais nesta fase, pois a sua falta causa retardo do crescimento, atraso da puberdade, baixa concentração, cansaço, desânimo e anemia, a principal deficiência da adolescência.
Outros nutrientes importantes para essa faixa etária são o cálcio, vitamina D e vitamina C, essenciais para o desenvolvimento ósseo, pois nesse período chegará ao nível máximo. Assim como nas outras idades, os adolescentes precisam manter o hábito de ter uma alimentação saudável e balanceada.
  • Adultos
Após estudos, foi identificado que entre a faixa etária de 19 a 59 anos, as maiores carências de nutrientes são, vitamina D, vitamina E, cálcio, magnésio, vitamina A e vitamina C. Essa carência acaba deixando a pessoa mais exposta a infecções e com riscos maiores de desenvolver doenças crônicas, depressão e falta da libido.
Na fase adulta, o baixo consumo de nutrientes pode estar relacionado com o desenvolvimento de doenças que acabam se tornando comuns, como doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol alto, entre outros, por isso é fundamental que um especialista seja consultado para indicar dietas balanceadas e ricas em nutrientes.
  • Idosos
Os nutrientes que ficam mais escassos após os 60 anos, são: vitamina E, vitamina D, cálcio, selênio, zinco e vitamina A, por isso é fundamental que a alimentação dos idosos seja rica em proteína, carboidratos, lipídeos, minerais, vitaminas e aumento de fibras.
O organismo da pessoa idosa precisa de muitos nutrientes para manter-se saudável, por isso a falta de alguns nutrientes pode ser extremamente prejudicial para a saúde como a vitamina C, que se estiver em baixas quantidades, prejudica a absorção do ferro para o organismo e a falta de vitamina D, prejudica a absorção do cálcio, causando a osteoporose. Muitos nutrientes precisam de outros para que sejam bem aproveitados, por isso a alimentação deve ser variada e aliada à ingestão de água, que é fundamental para manter o organismo em equilíbrio.
Para que não haja falta de nutrientes no seu organismo é importante seguir aquela regrinha de que o prato precisa estar sempre colorido. Caso tenha dificuldade de manter uma alimentação balanceada, procure um nutricionista, o especialista saberá indicar os alimentos fundamentais para a fase da vida que você estiver.
 Para quem quer aproveitar todas as fases da vida.
Fonte: Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário