segunda-feira, 9 de setembro de 2013

FITOTERAPIA - BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

O que é fitoterapia?

Quem nunca recorreu a uma receita natural da vovó quando não estava se sentindo muito bem?
Essas receitas de tratamento com plantas medicinais foram passadas de geração para geração e se tornaram populares.  Por seus resultados serem considerados satisfatórios para tratamentos, essa prática se tornou alvo de pesquisas científicas para comprovarem a sua eficácia.
Estudos apontam que o uso de plantas com fins terapêuticos é anterior a 2000 a.C. Essa prática de tratar algum incômodo ou alguma doença com plantas medicinais é classificada como fitoterapia. O termo fitoterapia vem do grego, fito (phyto) significa vegetal e terapia (therapia) significa tratamento.
Fitoterapia
Podem ser considerados fitoterápicos, os medicamentos cuja matéria prima exclusiva é uma ou mais partes, como folhas, caule, flores, raízes ou frutos de plantas medicinais ou bioativas, de origem ocidental ou oriental de forma in natura ou droga vegetal.
As apresentações desses medicamentos podem ser várias, como:
  • Extratos;
  • Pomadas;
  • Cápsulas;
  • Pó;
  • Gotas;
  • Chás.
Nem tudo que vem da natureza faz bem para a saúde, por isso é preciso saber para qual tratamento aquele medicamento será funcional.
Medicamentos fitoterápicos são aqueles comprovados pela ciência que tem algum efeito terapêutico ou colateral, por isso as recomendações precisam ser claras e mantém a recomendação de não se automedicar, procure um tratamento somente receitado pelo médico.
Para quem busca benefícios para a saúde
Fonte: Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário