sábado, 7 de setembro de 2013

HOMENS - PELOS - TER OU NÃO?

Característica indispensável ou dispensável para os homens?

A principal diferença entre o corpo feminino e o corpo masculino são as suas características externas, além da anatomia, claro. Homens são acostumados, desde pequenos, a não se preocupar muito com a aparência, sua única preocupação é manter unhas, cabelos e pelos bem aparados. Quando crescem são bombardeados pela ideia que pelo é sinal de masculinidade, quanto mais peludo for, mais másculo.
 Homens Pelos
Já na idade adulta se veem divididos, pois as opiniões das mulheres são divergentes, umas gostam de pelos, outras detestam e não acham que têm a ver com masculinidade.
De repente surge a dúvida:
Depilar ou não depilar?
A depilação, por si só, já apresenta um risco para os homens. Entre todos os motivos para evitar a depilação, o principal é a dor, seguido da estética. Alguns homens ainda acusam que o processo é “coisa de mulher”.
O crescimento dos pelos começa durante a puberdade, fase que atinge homens e mulheres durante a adolescência, e, em algumas áreas, está diretamente ligado ao hormônio testosterona.  Durante a puberdade, acontece a alteração hormonal, a testosterona é o principal hormônio masculino e influencia:
  • O comportamento;
  • O desempenho sexual;
  • Características físicas.
A depilação masculina, além de ser uma questão estética, possui um valor higiênico, uma vez que os pelos podem conter bactérias que liberem odores, como acontece nas axilas e região íntima. Além disso, pelos abafam e sufocam os poros, impedindo que o corpo transpire regularmente, o que causa a sensação de calor ainda mais evidente, por isso é importante mantê-los aparados e devidamente higienizados.
  • “Mas se eu raspar os pelos, logo nascerão em um período mais curto, em maiores quantidades e com fio mais grossos.”
Mito. Os pelos, quando raspados, não nascem maiores ou mais grossos, ou ainda aumentam em quantidade. O que acontece é que quando são raspados, os pelos crescem de onde foram aparados e não desde a raiz, como o pelo ainda não sofreu nenhum agressão externa (como sol, chuva, vento, água e etc.) ele tem a aparência mais grossa e escura, mas conforme o tempo vai passando, ele vai se desgastando e se iguala aos que foram raspados.
Homens lembrem-se que pelos aparados e devidamente higienizados demonstram higiene e cuidado com o próprio bem-estar, por isso cuidar dessa área do corpo tem se tornado cada dia mais comum na vida masculina.

Fonte: Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário