quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ODONTOLOGIA INFANTIL - AGENESIA

Com sorriso de criança não se brinca!
 
De uma forma bem simples, podemos dizer que agenesia é a ausência de um órgão ou parte do corpo. Às vezes pode acontecer sim. Defeito de fábrica!
 
 
Por que acontece?
 
Difícil acreditar, mas sabia que os dentes começam a se formar quando o bebê ainda está se formando, lá dentro da barriga da mamãe?
 
Pois é. Lá dentro, no que será a futura boca da criança, as células já estão se diferenciando pra formar os dentes. 
 
Ok, voltando à agenesia: por algum motivo desconhecido, lá na vida embrionária, a lâmina dentária que vai formar um dente de leite acaba não se formando, ou seja, não acontece o que está representado na primeira figura. Se não tem a tal da lâmina, não tem o respectivo dente. Aparentemente, foi o que aconteceu com a pequena Laís. E mais: é bem provável que o sucessor permanente também venha “faltando”.
 
E aí, o que fazer?
 
Acompanhar de perto. O que realmente vai acontecer, só a natureza e o tempo vão dizer. Mas esse diagnóstico precoce foi fundamental! Sabendo dessa pequena “falha” da natureza é possível, na medida em que a criança for crescendo, fazer o planejamento do caso de forma cautelosa e precisa. A necessidade de aparelho ainda na fase infantil ou na adolescência pode ser uma realidade, mas só o odontopediatra e o ortodontista poderão dizer a época ideal de intervir.
 
Mas isso não impede ninguém de sorrir!
 
Desde que tenha muito amor e saúde, a criança continua a viver sua infância com muita alegria. Mesmo que falte um ou dois dentinhos. Um detalhe que a Odontologia está à disposição para resolver!
 
 
Fonte: Dr. Gustavo Camilo - dentista

Nenhum comentário:

Postar um comentário