domingo, 29 de setembro de 2013

POS INFARTO - LEVE UMA VIDA NORMAL

6 dicas para levar uma vida normal depois do infarto

Veja como fica o trabalho, o sexo e o dia a dia de uma pessoa que já teve um infarto.  

 
 


Acompanhamento médico
 
Quando o indivíduo não apresenta complicações após o infarto, geralmente pode voltar para casa depois de poucos dias de internação hospitalar. Caso tenha ocorrido alguma complicação, é necessária a observação por um período maior. Antes de receber alta do hospital, o paciente é submetido a alguns exames, que ajudam o médico a avaliar o risco de um novo infarto. Após a alta, é importante que o paciente continue a ser orientado por um cardiologista, faça exames e não se esqueça de usar os medicamentos prescritos.



Alimentação e hábitos nocivos
 
É necessária uma dieta balanceada, que evite problemas como a obesidade, o colesterol e a diabetes. É importante, por exemplo, o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais e alimentos ricos em fibras - pois ajudam a garantir o bom funcionamento do coração. Também é recomendável que se evite comidas gordurosas, cigarro, bebidas alcoólicas e o uso excessivo de sal.

Atividades físicas
 
É preciso deixar o sedentarismo de lado e praticar exercícios que podem ajudar na recuperação.  Ao melhorar o condicionamento físico, o paciente passa a usufruir de vários benefícios, como o fortalecimento da musculatura do coração e o desenvolvimento da capacidade aeróbica. Mas atenção: isso não significa que há um sinal verde para que se comece a fazer atividade física sem orientação médica. Algumas pessoas, por exemplo, podem não estar com a condição cardíaca estável e, ao se forçar a praticar algum tipo de esporte, colocam a saúde em risco.

Vida sexual
 
O infarto não representa o fim da vida sexual. É preciso saber que não são as doenças do coração que impedem uma sexualidade plena do paciente, mas a falta de informação. Quem passou pelo problema pode voltar a usufruir o prazer da mesma forma de antes. Mas, caso o indivíduo faça uso de medicamentos para o tratamento da disfunção erétil, é preciso avisar ao médico para que avaliar se existe algum risco.
 
Trabalho 
 
A volta ao trabalho é um importante elemento de valor psicossocial, pois faz com que o paciente sinta-se útil e mais estimulado. Quem não teve grandes complicações pode retomar às suas atividades, tomando cuidado com as questões que envolvem grande esforço físico e emocional. É importante evitar o estresse e, a depender da situação, reduzir a carga horária do expediente. Como sempre, o médico dará as coordenadas necessárias para a situação.

Daqui pra frente
 
Levar a sério a promessa de ter uma dieta mais equilibrada e sem excessos não é algo tão difícil, afinal, viver com saúde e bem-estar é algo bem prazeroso. Pessoas que sobrevivem ao infarto e adotam hábitos saudáveis conseguem retomar suas rotinas com bastante disposição. Tudo volta à normalidade, só depende do cuidado que o paciente terá consigo mesmo e do apoio de amigos e familiares, fator fundamental para evitar uma possível depressão. Além de tudo isso, é extremamente importante ir regularmente ao cardiologista para acompanhar o seu coração.
 
Fonte: Dra. Marta Silva Menezes - cardiologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário