sábado, 28 de setembro de 2013

CVS - SÍNDROME DA VISÃO DE COMPUTADOR

Os computadores estão se tornando indispensáveis como equipamentos de escritório e lazer. O uso do computador exige um grande esforço visual, gerando diversos sintomas, e traz alguns desconfortos visuais.
 
 
 
O QUE É SÍNDROME DA VISÃO  DE COMPUTADOR (CVS)?
É caracterizada por cansaço visual associado ao uso prolongado do computador.

Os sintomas incluem: olhos irritados, vermelhos, coceira, olhos secos ou lacrimejamento, fadiga, sensibilidade à luz, sensação de peso nas pálpebras e ainda dificuldade em conseguir foco.
 
Outros sintomas de CVS são as enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares.
 
POR QUE A CVS ACONTECE?
A visão não foi ¨criada¨ para encarar uma tela de computador por muitas horas.

Os monitores são compostos de pixels (minúsculos pontos) que dificultam o olho a focalizar. O usuário de computador tem que ¨focar¨ para manter as imagens bem definidas. Isto resulta em tensão dos músculos oculares. Adicionalmente depois do uso prolongado, é diminuída a frequência  de piscar, que causa olhos secos e doloridos. Como resultado, a habilidade para focar diminui e podem ocorrer dores de cabeça e no pescoço. Muitas pessoas tem leves alterações visuais que não causam sintomas quando estão executando tarefas visuais menos exigentes. Mas ao usar o computador surgem sintomas que podem estar associados à presença de erro refrativo (grau) não corrigido.
 
COMPUTADORES PODEM DANIFICAR SEUS OLHOS?
Não nenhuma evidência que indique que os computadores causam problemas na visão. Segundo testes em laboratórios americanos, os monitores emitem mínima ou nenhuma radiação prejudicial sob condições operacionais normais.

Alguns sugerem que os sintomas dos CVS acontecem como resultado de condições externas relacionadas à tela do computador. estas condições podem incluir falta de iluminação, má localização da iluminação, posição imprópria do monitor, tela suja e problemas oculares preexistentes.
 
PODEMOS VER CORES ALTERADAS APÓS O USO DO COMPUTADOR?
Sim. Algumas pessoas notarão temporariamente que objetos brancos ou pretos parecerão tingidos após o uso do computador por uma hora ou mais (efeito) de McCollough). Estas cores geralmente são complementares (opostas) às cores dos caracteres  ou imagens do monitor. Não é sinal de doença ocular, de lesão nos olhos ou de cansaço visual.
 
SÃO NECESSÁRIOS ÓCULOS ESPECIAIS PARA USAR O COMPUTADOR?
Se uma pessoa está usando óculos prescritos para leitura, eles poderão não obter foco no vídeo, pois a distância é maior do que a recomendada. Caso utilize bifocais (com a visão para perto na parte inferior), ela precisará elevar a cabeça para utilizar a parte adequada do óculos. Estas situações causam problemas óbvios que podem ser facilmente resolvidos com o uso do óculos adequado.

Estes óculos não são especiais para computador, mas tem seu grau adaptado pelo oftalmologista para a distância do monitor.
 
CVS PODE SER PREVENIDO?
Sim. Quando trabalhando no computador, há certas medidas preventivas que podem reduzir o cansaço visual. Algumas boas dicas são:
  • Posicione o monitor a 50/60 centímetros dos olhos;
  • O topo do monitor deve estar na altura dos olhos, ou ligeiramente abaixo;
  • Se você usa documentos junto ao computador, procure mantê-los perto da tela (como com pranchetas com apoio ou suportes presos diretamente na lateral do monitor). Estes minimizam os movimentos da cabeça e dos olhos;
  • Ilumine bem a sala do computador;
  • Minimize os reflexos na tela, alterado a posição do monitor ou das luzes;
  • Evite ofuscamento. Cuidado com luzes incidindo direto sobre os seus olhos (como luminárias de mesa);
  • A do computador é um grande coletor de pó e deve ser limpa frequentemente pata melhorar a visibilidade;
  • Se necessário utilize filtro antirreflexo na tela do computador;
  • Descansos periódicos são importantes. O uso do computador requer longos períodos com a cabeça, olhos e corpo móvel, o que costuma ser fatigante;
  • Para continuar usando tranquilamente o seu computador, é importante procurar seu oftalmologista e veja se não está com problemas ou necessitando de óculos (ou apenas atualizar).

QUEM CORRE RISCO DE APRESENTAR CVS?
Qualquer pessoa que passa aproximadamente duas horas por dia em um computador está em risco de desenvolver CVS. As causas destes sintomas são uma combinação de:
  • Problemas visuais (miopia, hipermetropia, presbiopia, etc.);
  • Condições inadequadas de uso (iluminação, posição);
  • E hábito de uso do computador impróprios (por horas sem descanso).
Fontes: Dra. Liane Sanz Iglesias - Título de Especialista em Oftalmologia pela Fundación Jimenez Días em Madrid, Espanha. Fellow de Patologia Ocular pelo Doheny Eye Institute, University of Southern California. Título de Doutora pela Universidade de São Paulo. Membro da Sociedade Espanhola de Oftalmologia. Membro da Sociedade Americana de Cirurgia Refrativa e Catarata. Membro da Sociedade Europeia de Cirurgia Refrativa e Catarata. Membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.


Dr. Murilo Rubens Schaefer - Pós graduado em neurologia pelo serviços de neurologia da Santa de Misericórdia do Rio de Janeiro )serviços de Prof. Abraham Akerman) e Membro da Sociedade Paranaense de Ciências Neurológicas da Sociedade Brasileira de Cefaléia da International Headache Society da American Headache Society.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário