quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CRIANÇAS - CONTATO COM A AREIA

Brincar na areia é um jeito gostoso de deixar que uma criança exercite as habilidades motoras dos braços e das mãos, de explorar texturas e consistências e de começar a entender o conceito de cheio e vazio. Além disso, os tanques de areia atraem muitas crianças e são ótimos para ensiná-las a compartilhar brinquedos umas com as outras.

 
 
O problema é que bebês e crianças pequenas exploram o mundo através da boca, e é bem possível que seu filho vá tentar comer areia na primeira vez que se defrontar com ela. A compreensão do que é ou não comestível demora um tempo e, até lá, tudo acaba passando pela boca para ser experimentado. Você vai ter que repetir bastante "Na boca só pode colocar comida ou bebida, e areia não é comida".

A maioria das crianças acaba percebendo rapidamente que areia não tem gosto bom e para por aí. Mas se seu filho continuar gostando ou você estiver em dúvida quanto à higiene do local (o ideal é que, no caso de tanque de areia, ela fique coberta à noite, para evitar doenças como a toxoplasmose), o melhor é esperar então que o estágio mais intenso de colocar tudo na boca tenha passado, a chamada fase oral, por volta de 2 anos.

Não estranhe se seu filho não gostar muito do contato com a areia no começo.
 
Há crianças que têm aflição de se sentir "sujas" ou que reclamam de andar descalças naquele terreno que para elas é tão esquisito. Respeite, por um lado, mas não desista da atividade de vez. Ao ver outras crianças brincando felizes, seu filho vai acabar vencendo a aflição, com o seu apoio.

Fonte: BabyCenter Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário