quarta-feira, 11 de setembro de 2013

BEBÊS - O PRIMEIRO FURINHO NA ORELHA


 
Quando as mães descobrem que o bebê que está a caminho é uma menina, a ansiedade é tanta que já começam a imaginar as possibilidades de enfeites. Afinal, elas desejam mostrar todo o charme da filha assim que saem da maternidade.
 
E, entre roupas rosas, lacinhos, babados e pulseiras, estão os famosos brinquinhos, considerados uma marca registrada da vaidade das meninas.
 
 Mas, ao pensar em furar a orelha da sua pequena, é comum que dúvidas comecem a surgir. Por isso, conversamos com a pediatra Cristina Marino, que nos ajudou a responder cinco perguntas que selecionamos sobre o assunto:
 
 
1) Quando furar?
A Dra. Cristina contou pra gente que a idade mais indicada para fazer o primeiro furinho é a partir dos dois meses de vida. “Seguir essa recomendação é importante, pois qualquer tipo de infecção antes dessa idade é potencialmente grave”.
 
Além disso, ela lembra que, a partir desse período, o bebê já pode ter recebido algumas vacinas, como a primeira dose da Tríplice Bacteriana, conhecida como DPT (contra difteria, coqueluche e tétano).
 
2) Quem pode fazer esse procedimento?
Hoje, alguns hospitais e maternidades não oferecem mais esse serviço para evitar infecções. Mesmo assim, você pode procurar por farmácias ou enfermeiras, que atendem até em domicílio.
 
“A dica para as mães é buscar uma boa indicação de profissional. Além disso, certifique-se de que todo o material utilizado esteja limpo e esterilizado”, conta.
 
3) Minha filha vai sentir dor?
A cartilagem das orelhas dos bebês é bem mais molinha, por isso, é mais fácil de ser atravessada pela agulha. “O furo é feito rapidamente e, portanto, é quase indolor. Na verdade, eles só vão sentir uma picadinha”.
 
Se você estiver insegura ou com receio de machucar a sua filha, pode pedir uma indicação de pomada anestésica que amenize a dor durante o procedimento a um pediatra.
 
4) Quais brincos escolher?
Segundo a pediatra, os brincos de ouro maciço ou aço inoxidável são os mais adequados. Procure usar modelos bem pequenos, que fiquem grudadinhos na orelha, e de pontas arredondadas. E lembre-se: é essencial que eles estejam esterilizados.
 
5) Como cuidar do furo?
Depois do primeiro furinho, alguns cuidados são indispensáveis. A recomendação é que seja feita uma limpeza diária com álcool 70%, secando bem ao redor do local.
 
Outro ponto importante é observar se há presença de edema, vermelhidão, calor ou secreção. “Na presença de algum desses sinais, retire o brinco e procure o pediatra para um exame mais detalhado.
 
Se a criança apresentar febre, comunique o especialista imediatamente”, recomenda Dra. Cristina.
 
Sua filha já fez o seu primeiro furo na orelha? Então compartilhe essa experiência, estamos curiosos pra saber!
 
 
Fonte: Dra. Cristina Marino - pediatra e Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário