sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DISTÚRBIOS DO SONO X TRABALHADOR

Distúrbios do sono afetam rendimento do trabalhador

Estresse, alimentação pesada, ronco ou mesmo espirros provocados por alguma alergia estão entre as causas que contribuem para uma noite mal dormida. E quem sofre com o problema sabe que uma noite em claro altera o humor e também diminui o rendimento no dia seguinte. O problema pode ainda ter proporções mais sérias, dependendo da profissão que a pessoa exerce. Motoristas de ônibus e operadores de máquinas, por exemplo, sabem muito bem que um simples cochilo pode custar uma ou mais vidas.
 


'Quando você não dorme bem, já vai trabalhar preocupado com a hora em que o sono vai te pegar de surpresa', avalia Lúcio Fernando Mousinho, de 36 anos, operador de caminhão. Ele explica que já chegou a passar algumas noites em claro porque ronca muito alto e atrapalhava o sono do colega de quarto. 'Ele me acordava de madrugada pedindo para eu parar. Com medo de não deixá-lo dormir, quem acabava ficando acordado era eu. Ia trabalhar sonolento no outro dia', conta.

O operador ressalta que, felizmente, nunca passou por uma situação mais grave. 'Eu trabalho em turnos. Das 4 horas até o sol nascer, é o pior período. Se o sono bate, eu paro, lavo o rosto, tomo um café. Só retomo o trabalho quando fico mais desperto', explica.

De acordo com o médico Sérgio Barros, especialista em Medicina do Sono, dentre os distúrbios mais comuns estão a insônia crônica e a apneia do sono – que tem o ronco como sintoma. 'Esse problema é muito mais comum do que se imagina, já que 40% da população ronca'. O distúrbio pode levar à pressão alta, derrame cerebral e infarto. 'Uma pessoa que sofre de apneia aumenta em até oito vezes as chances de se envolver em um acidente', ressalta o médico, que é pesquisador do Hospital de Dieu, na França.

O médico afirma que para ter um bom dia de trabalho e até mesmo uma boa convivência com a família e amigos, pessoas com problemas como os de Lúcio precisam buscar ajuda profissional para identificar a causa e tratá-la.

Algumas empresas, preocupadas com a saúde e a segurança do trabalhador, já colaboram com a identificação e o tratamento de possíveis distúrbios, uma vez que muitos empregados apresentam algum tipo de transtorno do sono, o que acaba afetando sua produtividade e, dependendo da função que exerce, colocando a sua e outras vidas em risco. Um exemplo dessa realidade é a empresa Mineração Rio do Norte, que já possuía o Programa de Medicina do Sono e Fadiga e, recentemente, inaugurou no Hospital de Porto Trombetas - onde funciona a mineradora - o Laboratório do Sono, que permite a realização de exames polissonográficos (o paciente dorme no hospital sendo monitorado através de uma câmera que registra imagens em DVD). 'Cerca de 6% dos empregados procuram anualmente o serviço médico por causa de problemas do sono. Agora vamos poder identificar esses casos com mais precisão', avalia o gerente de Saúde Ocupacional da MRN, Dr. Paulo Mendonça.

CONSEQUÊNCIAS
A insônia, apneia ou sonambulismo pode afetar diretamente a saúde das pessoas, aumentando, por exemplo, os níveis açúcar e colesterol no sangue.
 
Além disso, ele pode ter problemas de relacionamento e dificuldade de aprender e realizar suas tarefas. 'Algumas substâncias são produzidas apenas durante o sono, como o hormônio do crescimento e da sensação de saciedade. A falta delas pode causar irritação, mau-humor, distúrbios de memória, dificuldade de concentração, o que atrapalha o desempenho de suas funções, além de causar problemas de relacionamento, depressão', informa Dr. Barros.

O especialista explica que embora alguns distúrbios do sono tenham origem genética, como é o caso da narcolepsia - deficiência na produção de uma substância que causa sonolência -, determinadas atitudes podem favorecer o surgimento de transtornos do sono. 'Bebidas alcoólicas induzem ao sono, mas um sono de má qualidade. A sugestão é não ingerir bebidas alcoólicas nem alimentos de difícil digestão antes de dormir. Além disso, as pessoas precisam valorizar e estar atentas ao seu sono. Se você acorda repousado e bem disposto para começar o dia, você dorme bem. Mas se você tem dificuldades para levantar, acorda de mau humor, desejando que fosse feriado para dormir até mais tarde, você pode ter algum problema de sono', enfatiza.
 
Fontes: Dr. Sérgio Barros, especialista em Medicina do Sono e pesquisador no Hospital Dieu - França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário