quarta-feira, 25 de setembro de 2013

BEBÊ - ENTENDA O SEU ORGANISMO

Como entender o organismo do seu bebê

Quando o bebê é recém-nascido, os pais ainda estão conhecendo os seus costumes, como funciona o seu organismo e  como será o seu ritmo, por isso muitas vezes acabam se baseando nos sinais fisiológicos para saberem se está tudo bem com a saúde.
Ficar olhando a fralda do bebê a cada troca de fralda, ao contrário do que muitos pensam, é bem normal, anotar  quantas vezes o bebê fax xixi ou evacua, como estão suas fezes, se a cor e a consistência estão normais, se tem algum sinal na pele, são recursos que muitas mães utilizam para saber se o bebê está se desenvolvendo de maneira correta.
 Assaduras 1
Em geral, não existem regras de quantas vezes o bebê deve evacuar por dia, pois o organismo de cada criança se comporta de uma forma. Durante os primeiros dias de vida os pais podem se assustar com as fezes do bebê, por ter uma coloração e textura diferente, sendo verde-escura quase preta e a consistência é meio pastosa, um pouco mais difícil de ser retirada, mas é normal.
Como na barriga o intestino do bebê é estéril ele começará a funcionar após o nascimento, desta forma amamentação é fundamental para o ritmo intestinal, por isso é indicado o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, pois é o alimento necessário que o pequeno precisa para se desenvolver.
Outra situação que acontece com os bebês mais novinhos e que deixa muitos pais preocupados, é quando ele fica sem evacuar por vários dias, mas o organismo dos bebês é diferente do dos adultos, até o bebê ajustar o seu ritmo pode passar por esses momentos, mas os especialistas dizem que se o bebê estiver mamando, sorridente e dormindo normalmente não tem problema, fique atenta caso ele demonstre desconfortos, cólicas, entre outros sintomas, nesse caso procure orientação médica.
As mães precisam se atentar também aos sinais dados na pele do bebê, pois além das fezes, muitos sinais de que a saúde do bebê precisa de cuidados podem ser  vistos através da pele.
As glândulas que produzem o suor ainda são imaturas, não exercem a sua atividade corretamente, por isso a pele da criança ainda é muito sensível ao frio e ao calor, assim as brotoejas (entupimento das glândulas sudoríparas) acabam surgindo, principalmente no calor.
Para evitar que a pele do bebê sofra com esse problema, procure utilizar as roupas adequadas à temperatura externa, que não esquente muito nem que o deixe com frio, e procure utilizar os produtos indicados para a idade dele, que são hipoalergênicos e com Ph baixo.
Cuidado com as assaduras, elas acontecem principalmente na região onde está localizada a fralda e nas dobrinhas. Como a pele fica em contato direto com o xixi e com as fezes, os fungos e bactérias acabam causando essa dermatite. Procure trocar o bebê com frequência enquanto ele não tem a devida resistência contra esses agentes e, quando ele fizer xixi, procure lavar com água morna e, quando evacuar, lave com água morna e sabonete indicado para bebês, dê preferência aos neutros.
As visitas ao pediatra devem ser mensais no primeiro ano de vida do bebê, mas sempre que notar algo diferente peça orientação o mais breve possível.
By Onofre
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário