sábado, 7 de setembro de 2013

CRIANÇAS - DOENÇAS DA INFÂNCIA

Sarampo, Caxumba e Catapora: Saiba mais sobre as doenças que fazem parte da infância

Após o nascimento cada fase da criança é única e especial para os pais, porém, mesmo sendo únicas, existem algumas situações que acontecem com todas as crianças e deixam histórias para contar. Como a primeira papinha, o primeiro machucado, o primeiro amiguinho e o primeiro dia de aula e, durante esse período, acontecem também as doenças que são comuns na infância, aquelas que todo mundo guarda na memória com muitas histórias. Trata-se de sarampo, caxumba e a catapora.
 
 
Essas doenças costumam ser mais frequentes na infância devido à baixa imunidade do organismo e o contato com outras crianças, pois estão em plena atividade no período escolar, principalmente os menores, que costumam pegar os pertences dos amigos que podem estar com infectados com o vírus.
 Conheça cada uma dessas doenças, como prevenir e o tratamento.
  • Sarampo
O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado “morbillivírus” e, o meio de transmissão é pelas secreções da mucosa, como a saliva, por exemplo, é passada de uma criança para outra ao tossir, espirrar ou falar. O período de duração pode ser de 3 a 5 dias.
Os seus sintomas costumam ser,
- Manchas avermelhadas na pele, que iniciam no rosto e depois de 1 a 2 dias se espalham pelo corpo;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar;
- Inflamação das vias respiratórias que pode ter a presença de secreção.
No Brasil, essa doença está quase erradicada e a taxa de mortalidade é de 0,5%, isto se deve às constantes campanhas de vacinação e de programas de vigilância epidemiológica.  A vacinação é sempre a melhor forma de prevenção, procure o posto de saúde da sua região para ter mais informações sobre a vacina do sarampo.     
 
  • Caxumba
A caxumba, assim como o sarampo, é uma doença provocada por um vírus e é contagiosa. O vírus pode ser contraído através de gotículas respiratórias, por exemplo, ao espirrar, ou por itens que foram utilizados pela pessoa que está contaminada.
Essa doença provoca o inchaço das glândulas salivares, mas pode atingir também sistema nervoso central, pâncreas e os testículos. A idade que costuma acontecer é entre 2 e 12 anos, porém na adolescência e na fase adulta também pode surgir a doença.
Os sintomas costumam ser:
- Dor facial;
- Febre;
-Dor de garganta;
-Inchaço das glândulas parótidas (maiores glândulas salivares);
-Dor nos testículos.
Há uma grande dúvida sobre a caxumba nos meninos, se ela causa infertilidade? Sim, isso pode acontecer, pois quando o vírus chega aos testículos ele pode causar o atrofiamento dos mesmos, por isso é preciso ter muito cuidado. A melhor forma de prevenção é com a vacinação, que acontece aos 15 meses de idade de acordo com o calendário de imunização. 
  • Catapora
A Catapora é uma das doenças mais famosas da infância, dificilmente conhecemos alguém que não a teve quando criança, ela também é causada por um vírus, chamado “varicela-zóster” e, esse vírus causa as famosas bolhas vermelhas pelo corpo, que em uma criança pode chegar de 250 a 500, causando muita coceira.
O contágio ocorre através do contato com o líquido da bolha quando se rompe, ou quando a criança tosse ou espirra soltando o vírus no ar. A faixa etária que essa doença costuma se manifestar é com menos de 10 anos, mas pode ocorrer em adolescentes e adultos que não tiveram a doença ou não foram imunizados.
Os sintomas costumam ser:
- Mal-estar;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dor de barriga;
- Perda de apetite.
As bolhas costumam surgir primeiro no ombro, no rosto ou no couro cabeludo e se alastram pelo corpo, caso a criança tenha sido imunizada ou a mãe já teve a doença, ela será mais branda, ao contrário disso, pode apresentar um número grande de bolhas que coçam muito. Essa doença não costuma deixar marcas, a não ser que a bolha seja contaminada por bactérias.
O tratamento da catapora costuma ser feito com banhos com aveia que forma uma camada na pele e alivia um pouco a coceira, mas não existem medicamentos específicos para tratar a catapora, por isso, é preciso aguardar que o próprio corpo combata o vírus. A melhor forma de prevenir é com a vacinação, assim como as outras doenças citadas.
Em todos os casos, é preciso ficar atento aos sintomas e, se notar algo diferente, procure ajuda médica, não medique a criança sem saber o medicamento correto, pois isso pode desencadear um agravamento da doença.
Fonte: Onofre

Um comentário:

  1. Estou aqui para testemunhar sobre o que o Dr. James fez por mim. Eu tenho sofrido da doença (VÍRUS GENITAL DE HERPES) nos últimos 4 anos e tinha dores e coceira constantes, especialmente na minha parte privada. Durante o primeiro ano, tive fé em Deus que um dia seria curado. Esta doença começou a circular por todo o meu corpo e tenho vindo a fazer tratamento com o meu médico e nada está a funcionar, há algumas semanas encontrei um testemunho de Mario, na internet testemunhando sobre um fitoterapeuta chamado Dr. James, sobre como ele o curou de 7 anos HSV 2. E ele também deu o endereço de e-mail deste homem ... [drjamesherbalmix@gmail.com] ..., aconselhando qualquer pessoa a entrar em contato ele pedindo ajuda em qualquer tipo de doença que ele pudesse ajudar, então eu mandei um e-mail para ele contando sobre o meu (HSV 2) ele me disse para não me preocupar que eu vou me curar !! Bem, eu nunca duvidei dele. Tenho fé que ele também pode me curar ,, O Dr. James preparou e me enviou Óleo Curativo, Sabão, raízes e ervas que eu tomei. Na primeira semana, comecei a experimentar mudanças em mim, após quatro semanas de uso do seu Roots / Herbs, Oil and Soap, estava totalmente curada. não há mais coceira e dor em mim, como o Dr. James me assegurou. Depois de algum tempo, fui ao médico fazer outro exame. o resultado saiu negativo. Portanto, amigos, meu conselho é se você tem essa doença ou conhece alguém que a sofre ou qualquer outra doença como HPV, HBV, HIV / AIDS, ALS, HBP, CÂNCER, SÍNDROME NEFRÓTICA HIV / AIDS, câncer de herpes, câncer de ovário, câncer de pâncreas , câncer de bexiga, câncer de bexiga, câncer de próstata, Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Autismo, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer, psoríase, Doenças de Tach, Lúpus, Dor nas costas, ementia. Câncer de rim, câncer de pulmão , câncer de pele, câncer de pele e câncer de pele. Câncer testicular, LEUCEMIA, VÍRUS, HEPATITE, INFERTILIDADE MULHERES. , etc. você pode entrar em contato com o Dr. James diretamente em seu .... drjamesherbalmix@gamil.com ... Ele é um bom homem e irá ajudá-lo

    ResponderExcluir