sábado, 7 de setembro de 2013

CRIANÇAS - SEU FILHO ESTÁ DOENTINHO?

Saiba como fazê-lo ingerir corretamente os remédios

Quem é mãe sabe a sensação ruim que surge quando o seu filho está doente, ainda mais quando ele é bebê, não aprendeu a falar, não sabe dizer onde dói e nem entende a importância que um medicamento tem para tratar uma doença. E está aí a primeira batalha que ele aprende a combater: A batalha contra a ingestão de remédios.
Apesar de ser uma tarefa fácil para os pais, os pequenos ainda não conseguem compreender a importância de ingerir corretamente um remédio quando necessário e, por isso, medica-los pode ser algo traumatizante, ainda mais se o medicamento apresentar sabor desconhecido ou, popularmente falando, “ruim”.
É normal que eles rejeitem, façam “cara feia” e até mesmo cuspam o medicamento antes de engolirem, isso acontece porque os medicamentos em geral possuem gosto e textura diferentes do que os pequenos estão acostumados. Para não piorar a situação, existem algumas dicas que facilitam a vida dos pais nessa etapa, são pequenas atitudes que podem colaborar com a saúde do seu filho.
 Remédios para bebês 1
Pais confiantes garantem confiança:
Saber o que está fazendo e passar essa segurança para o seu filho faz toda a diferença na hora de medica-lo. Mostrar para a criança que o remédio é necessário, explicar quais serão as consequências, caso ele se negue a toma-lo, são caminhos que, além de informar, fazem a criança entender o que está acontecendo e a aceitar melhor a situação.
Use alguns truques:
Baixas temperaturas, como do sorvete ou o próprio gelo, adormecem as papilas gustativas da língua. Antes de dar o remédio para o seu filho, deixe que ele tome um pouco de sorvete, um copo de água fria ou até mesmo um gelo por alguns segundos na língua. Eles resfriam a língua e amenizam o gosto do remédio.
Não misture e não dilua:
Embora essa seja uma atitude conhecida, diluir ou misturar remédios em outros alimentos (os mais comuns são os sucos e vitaminas) pode causar reações contrárias:
1 – Seu filho pode associar aquele alimento ao remédio e criar aversão a ele, por exemplo, aliar o medicamento a uma fruta, como banana ou pera;
2 – Diluir o medicamento pode prejudicar sua ação, por exemplo, ao dilui-lo em sucos pode ser que a sua maior concentração fique no copo e não chegue até a boca da criança.
Amenize o sabor do remédio com algo saboroso à escolha do seu filho:
Escolha um ou dois alimentos que ele goste mais, de textura cremosa, como doce de leite, fruta amassada ou iogurte e, após ele ingerir o medicamento dê uma porção do alimento para ele. Dessa forma o sabor do medicamento será disfarçado, mas atenção, deve ser um de cada vez.
Cuidado para não engasgar:
Muitas crianças sentem náusea ao ingerir medicamentos, causando o risco de engasgarem ao tentarem vomitar, por isso é ideal que os pais estejam atentos à posição da criança no momento de ingestão dos medicamentos.
Quando criança, a fase mais difícil para ingerir os medicamentos é entre os 2 e 5 anos, os pequenos fazem mais resistência e questionam mais, além de saberem cuspir e evitar os medicamentos, por isso os pais devem ser sinceros com os filhos. Remédio é remédio e devem ser explicados seus efeitos e o motivo de serem consumidos para as crianças, assim fica mais fácil caso ocorra futuras necessidades.
Antes de qualquer procedimento, converse com o pediatra de sua confiança.
Para pais mais tranquilos e filhos mais saudáveis.
Fonte: Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário