quarta-feira, 26 de junho de 2013

BEBÊ - TESTE DA LINGUINHA

Você sabia que existe um teste com recém-nascidos para saber se têm o problema conhecido como língua presa? É o teste da linguinha. A criadora do exame, a fonoaudióloga Roberta Martinelli, diz que corrigir a língua presa já na maternidade pode evitar problemas sérios:
 
 
“É uma das maiores causas de desmame precoce inicialmente. E, futuramente, é uma das maiores causas de problemas de fala”.
 
A fonoaudióloga estima que o problema atinge, em média, um em cada cinco bebês que nascem no Brasil:
 
“É aquele bebê que cansa para mamar, é um bebê que mama de hora em hora porque ele tem fome, porque ele não consegue se saciar numa mamada só, apresenta estalinhos de língua para sugar o peito da mãe e o bico vai escapando da boca do bebê”.
 
Para resolver, a cirurgia é simples:
 
“Eleva a língua do bebê e corta com a tesoura. Não se dá ponto, não precisa tomar anestesia geral, nada disso”.
 
Mãe de um bebê que passou por essa cirurgia, Cristiane Andrade confirma que traz resultado. Ela só lamenta que o teste da linguinha foi feito só quando o filho já tinha quatro meses e sofria as consequências de não mamar direito por causa da língua presa:
 
“Logo que foi diagnosticado, já foi feita a cirurgia, liberado o frênulo [da língua] e ele imediatamente começou a mamar muito bem. Ele não estava ganhando peso, depois passou a ganhar peso. Muito importante esse teste ser feito já na maternidade para ser diagnosticado antes de a gente ter todo esse problema”.
 
A ideia inicial, do deputado Onofre Santo Agostini, do PSD catarinense, era que o teste da linguinha fosse obrigatório e gratuito nos hospitais de todo o país, assim como a cirurgia que resolve o problema. Mas ao ser aprovada na Comissão de Seguridade Social, a proposta mudou. Agora, a cirurgia deixou de ser obrigatória. Para a deputada que relatou a proposta, Nilda Gondim, do PMDB da Paraíba, o poder de decisão deve ser da família:
 
“Como o teste do pezinho, como o teste do coração, deve ser adotado em todos os hospitais. Agora isso não implica que os pais que não quiserem fazer sejam obrigados a fazer”.
 
A proposta de tornar o teste da linguinha obrigatório em todo o país está sendo avaliada pela Comissão de Finanças da Câmara. Depois, os deputados vão verificar se a ideia não fere a Constituição. Se aprovada em todas as etapas, pode ir direto para o Senado. Projeto de lei (PL 483212) em avaliação na Câmara dos Deputados quer tornar obrigatório em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário