sábado, 29 de junho de 2013

TERCEIRA IDADE - EXERCÍCIOS FÍSICOS

A prática de exercícios físicos é capaz de reduzir os riscos de quedas em idosos.
 
A queda em idosos acontece pela redução da capacidade do organismo em corrigir o deslocamento involuntário do corpo durante um movimento. Essa camada da população possui algumas limitações que contribuem para o aumento no risco de quedas como as disfunções no equilíbrio e na musculatura, sendo uma preocupação para familiares e profissionais da saúde pelas consequências que uma queda nesta idade pode resultar.
 
Exercícios para Terceira Idade
 
As principais causas desse tipo de acidente são classificadas em fatores extrínsecos (ambientais) e intrínsecos (individuais). As condições do ambiente que o idoso vive podem facilitar a ocorrência de quedas, levando em conta o piso e tapetes escorregadios, obstáculos no caminho, má iluminação e ausência de corrimões em corredores e banheiros. Além disso, existem os riscos intrínsecos que relacionam as mulheres com uma maior taxa de quedas que os homens, levando em conta a idade do paciente, ou seja, quanto maior a idade maior o risco de quedas, principalmente se o idoso tiver já tiver sofrido uma queda anteriormente. E outros fatores que indicam que o sedentarismo e deficiências nutricionais contribuem para os riscos de acidentes com idosos.
 
Algumas pesquisas com idosos concluem que aqueles que praticam exercícios físicos melhoram sua mobilidade e estabilidade postural reduzindo os riscos de sofrerem quedas. A regularidade dos exercícios promove uma maior segurança na realização de atividades diárias realizadas, melhora a saúde física e mental do idoso além de contribuir para a sua autonomia e qualidade de vida. No entanto, é essencial associar a prática física com uma alimentação saudável e equilibrada.
 
Cada idoso deve receber orientações do seu médico a respeito da atividade física adequada para sua condição fisiológica, levando em conta diversos fatores intrínsecos a sua saúde e patologias. Os exercícios mais comuns e indicados para pessoas da terceira idade são os que trabalham equilíbrio, respiração e restabelecimento da força muscular, como caminhada, corrida, natação, ciclismo, dança e Tai Chi Chuan.
 
Em comparação, pesquisas afirmam que idosos sedentários possuem menor mobilidade e maior propensão a quedas quando comparados aos que praticam exercícios regularmente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário