terça-feira, 18 de junho de 2013

A PUBERDADE FEMININA

A puberdade e as mudanças no corpo feminino. Chamamos de puberdade o período em que o corpo da criança começa a passar por mudanças que o transformarão em um corpo adulto. Essas mudanças são desencadeadas por alterações dos níveis hormonais, cujos principais responsáveis são os hormônios sexuais.
 
A hipófise, que é uma glândula localizada no cérebro, envia às demais glândulas do corpo a mensagem que o processo de amadurecimento sexual deve ser iniciado e, assim, aquelas responsáveis pelos hormônios sexuais – ovários nas meninas e testículos nos meninos – iniciam a produção de níveis mais altos dessas substâncias.
 
A puberdade geralmente se inicia entre 8 e 13 anos de idade. Nessa fase as mesmas mudanças corporais básicas vão acontecer na maioria das meninas, mas o momento específico em que elas acontecem é diferente para cada uma. As principais mudanças que observamos são o desenvolvimento das mamas e o início dos períodos menstruais.
 
Inicialmente, há o aumento das glândulas das mamas na região dos mamilos, acompanhada de maior sensibilidade no local. Com o passar dos meses todo resto da mama vai se desenvolvendo, e a pele do mamilo e da aréola escurece gradativamente. Pode ser que uma das mamas se desenvolva antes da outra, porém, com o tempo elas devem ficar com tamanhos semelhantes.
Ao final da puberdade podem ser notados alguns pêlos finos ao redor da aréola. Os pêlos púbicos e nas axilas aparecem gradativamente, inicialmente muito finos, como uma penugem e posteriormente vão ficando mais espessos. Estes, geralmente aparecem antes dos da região axilar.
 
Muitas meninas têm um estirão de crescimento – período de crescimento mais rápido – no ano anterior ao início dos ciclos menstruais. Depois da primeira menstruação o crescimento fica mais lento, os quadris alargam e a cintura afina, o que confere ao corpo um formato mais feminino.
 
Na puberdade, as glândulas sebáceas ficam muito ativas, produzindo muita oleosidade na pele, principalmente no rosto, colo e costas. A higiene diária dessas regiões com sabonetes específicos pode ajudar na prevenção da acne. As glândulas sudoríparas também ficam mais ativas, por isso é possível que a menina que nunca fez uso de desodorante, passe a necessitá-lo a partir de então.
 
A primeira menstruação acontece normalmente cerca de dois anos e meio após o inicio da puberdade. Embora aconteça predominantemente entre 11 e 13 anos, em algumas meninas acontece mais cedo (aos 9 anos, por exemplo) e em outras, mais tarde (por volta dos 16 anos).
 
No início, os ciclos menstruais podem ser irregulares, mas, com o passar dos meses, a tendência é que se estabeleça um período regular entre as menstruações.
 
 
Fonte:- Centro de Saúde da Mulher Jovem do Children's Hospital Boston

Nenhum comentário:

Postar um comentário