terça-feira, 18 de junho de 2013

SEU METABOLISMO SABOTA SUA DIETA?

Seu metabolismo anda sabotando a sua dieta?. Por que será que algumas pessoas conseguem perder peso com facilidade e outras, apesar de se submeterem a inúmeras dietas, têm tanta dificuldade para se livrar dos quilinhos extras? A resposta pode estar no metabolismo, que nada mais é que o modo como o nosso organismo transforma calorias em energia.
 
Dependendo de fatores que vão da genética até idade e sexo, esse processo pode ser mais lento para alguns indivíduos. O resultado é uma diminuição no gasto de calorias e a consequente dificuldade em emagrecer. Portanto, para pessoas que estão com o metabolismo devagar, não adianta se aventurar em regimes da moda - é preciso adotar um planejamento alimentar personalizado.
 
Para se ter uma dieta eficaz, é indicada a estimativa individualizada do balanço energético de cada pessoa. A recomendação é feita para que o planejamento alimentar seja específico para o indivíduo e possibilite identificar a quantidade de calorias necessárias para realização das atividades básicas diárias, como dormir, tomar banho, andar, falar etc.
 
Para avaliar esse consumo energético, hoje já é possível realizar um exame que aponta alguns dados com precisão. Trata-se de um novo recurso diagnóstico que mede, por meio da avaliação da produção de gás carbônico e consumo de oxigênio, a taxa de metabolismo do indivíduo, isto é, a quantidade de calorias necessárias para suprir as funções básicas do organismo. O exame, realizado pela coleta e análise do ar expirado num dispositivo próprio, é conhecido como "metabolismo de repouso" e é recomendado para quem deseja seguir uma dieta planejada.
 
"Com o laudo, os especialistas fazem um balanço energético individualizado de cada paciente, podendo traçar um mapa preciso para readequar suas rotinas de alimentação e de exercícios físicos", explica Antonio Sergio Tebexreni, cardiologista do Check-Up Fitness Fleury.
 
Segundo o especialista, o diferencial do diagnóstico é a obtenção da taxa de metabolismo de repouso real e personalizada e não aquela calculada por equações matemáticas. "Muitas equações superestimam essa taxa, o que pode, em parte, prejudicar o planejamento nutricional", confirma a nutricionista do Fleury, Carla Yamashita.
 
O exame mede a quantidade de oxigênio consumido e de gás carbônico produzido durante a respiração. “Quanto maior é o gasto de energia em repouso, maior é a taxa de metabolismo da pessoa. A medição só não vale para pacientes com hipertiroidismo, e em algumas outras situações específicas nas quais o gasto energético excessivo deve ser interpretado no contexto da condição específica”, explica o cardiologista do Fleury.
 
O exame dimensiona o que a pessoa está consumindo a mais ou a menos para seu metabolismo. “Por exemplo, se uma pessoa gasta 2000 calorias por dia, sendo 1500 calorias em repouso e mais 500 calorias nas atividades que realiza ao longo do dia, e consome 2500 kcal, isso significa que ela está 'acumulando' 500 calorias extras por dia. Um acúmulo de 7 mil a 8 mil calorias extras na semana equivale a aproximadamente 1 quilo a mais na massa da pessoa. Ou seja, se o indivíduo mantiver esse padrão, ele engordará 1 quilo em aproximadamente uma semana”, exemplifica Tebexreni.

 
Fontes: Carla Yamashita, nutricionista do Fleury, e Antonio Sergio Tebexreni, cardiologista do Check-Up Fitness Fleury


Nenhum comentário:

Postar um comentário