segunda-feira, 10 de junho de 2013

FARINHA DE BERINGELA

Farinha de Berinjela, ajuda a diminuir a gordura do abdômen e previne doenças cardiovasculares. A farinha de berinjela possui 40% de fibras em sua composição. Elas geram saciedade, diminuindo a fome e evitando a compulsão alimentar. Também ajudam a diminuir os índices de colesterol, triglicérides e de ácido úrico no sangue (que causa inflamações, como a gota).
 


 Hortaliça que produz grande quantidade de água, fibras e minerais como o magnésio, o zinco, o potássio, o cálcio, o ferro e o fósforo e vitaminas A, B1, B2 e C, a berinjela, em forma de farinha, tem sido uma grande aliada nas dietas.

Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) constatou que a farinha ajuda a diminuir a circunferência do abdômen porque reduz a gordura visceral, que além de comprometer a boa forma, está associada ao diabete tipo 2 e a doenças cardiovasculares.

O produto ainda foi capaz de derrubar os níveis de colesterol ruim, triglicérides e, inclusive, ácido úrico, substância que, além da conta, favorece inflamações e dores articulares.

A farinha de berinjela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e por não alterar o sabor dos alimentos, pode ser adicionada a pratos líquidos e cremosos prontos como caldos e omeletes; além de sucos, vitaminas e iogurtes.

Também pode ser preparada em casa. Basta desidratar a berinjela no forno a 200 graus por duas horas e em seguida, bater tudo no liquidificador ou no processador.
 
Observação:
 
A única ressalva é que, após a ingestão da farinha, há o aumento dos radicais livres no organismo – aquelas substâncias que destroem as células do corpo e aceleram o envelhecimento. Por esse motivo, os especialistas recomendam consumir, logo depois, uma fruta cítrica, rica em vitamina C (como laranja, limão, acerola, kiwi). Esse nutriente neutraliza o efeito destrutivo dessas moléculas oxidantes. Assim, evita o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário