sábado, 29 de junho de 2013

SAÚDE DA COLUNA VERTEBRAL

Saúde da Coluna Vertebral. Você cuida da sua?
 
As dores na coluna vertebral não mata, mas é um grande problema hoje para a sociedade, governos e planos de saúde. Estima-se que 80% da população mundial tem ou terá um episódio de dor nas costas.
 
coluna-vertebral-saúde
 
Hoje é muito comum os problemas de coluna terem início na fase jovem. Após a fase adulta o processo de degeneração se instala por definitivo onde a lesão se manifesta com mais frequência e incapacidade. Acreditamos que a tecnologia, a automação e mudança de comportamento das pessoas estão contribuindo para essa nova epidemia. Devemos todos nós, profissionais de saúde, estimular os jovens às práticas saudáveis de esporte, assim como os adultos e idosos, mesmo se a doença já esteja instalada.
 
As causas das lombalgias na sua grande maioria são inespecíficas, podendo ter como mais frequência a genética do paciente, os problemas inflamatórios e musculares. As doenças degenerativas da coluna vertebral devem ser pesquisadas como fatores multicausal. Alguns estudos associam o diagnóstico de dor na coluna a um conjunto de fatores, tipo: estado socioeconômico, sexo, idade, tipo de trabalho, fumo, atividade esportiva, composição corporal, problemas psicossomáticos, peso e postura.
 
Principais doenças e lesões da coluna vertebral
As principais doenças da coluna vertebral são: Hérnia de Disco, Osteoporose, Escoliose, Estenose Lombar, Lordose, Dor Ciática, Instabilidade Vertebral, Degeneração Discal, Whiplash, Cifose, Espondilólise, Espondilolistese, Cervicalgia, Dor Lombar, Lombalgia e Protrusão Discal.
 
O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) tem pesquisado os gestos e comportamentos dos pacientes em seu dia a dia e constatou que, na grande maioria das vezes, as dores são provenientes do trabalho pesado ou de vícios posturais que se perpetuam devido à falta de pequenas mudanças ou orientações.
 
Foi criado o Guia de Postura e Guia de Exercícios para Coluna Vertebral, onde o objetivo aqui é enfatizar a importância da atividade física bem orientada para o fortalecimento dos músculos profundos da coluna vertebral, fundamental para afastar as patologias nesta nobre estrutura do corpo, além de derrubar alguns mitos – como o que responsabiliza a falta de alongamento. Vamos ainda mostrar como corrigir a postura nas mais variadas tarefas do cotidiano, algo que, juntamente aos exercícios, atuará na prevenção das patologias da coluna.
 
Fonte: Dr. Helder Montenegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário