sexta-feira, 14 de junho de 2013

DINHEIRO, ENSINE SEUS FILHOS

Como ensinar seus filhos a lidar com o dinheiro?
 
É muito comum que as crianças pequenas peçam aos pais para comprar as mais diversas coisas, como se o dinheiro caísse do céu, uma queixa muito comum
 
O motivo é não terem aprendido o verdadeiro valor do dinheiro. É importante explicar desde cedo, a partir dos três anos de idade, que para comprar o que querem, é preciso trabalhar e economizar.
 
Como ensinar seus filhos a lidar com o dinheiro
 
 
Essa é uma lição importantíssima, que incute o senso de responsabilidade na criança. Uma boa forma de começar é oferecer um cofrinho, onde aprenderá a guardar as moedas que ganha, sejam como mesada dos pais ou presente de outras pessoas. A ideia é motivá-la a atingir o objetivo de encher o cofrinho, e em seguida recompensá-la comprando algo que deseja e que pode ser adquirido com parte do dinheiro economizado. O próximo passo é levá-la a um banco para abrir uma conta poupança em seu nome, o que a fará sentir importante e aumentará seu comprometimento.
 
Quando chega a criança chega à idade de pedir dinheiro para várias coisas, sobretudo para gastar na cantina do colégio ou com amigos, é uma boa oportunidade para definir uma mesada semanal e ensiná-la a lidar com o próprio dinheiro.
 
Encarregue seus filhos de tarefas específicas e ofereça uma remuneração, quando possível. Desta forma, você estará ensinando a eles a importância do trabalho e a valorizar o dinheiro ganho com o suor de seu rosto.
 
A poupança é uma das ferramentas mais poderosas para alcançar nossos objetivos financeiros a médio e longo prazo. Lembre-se de que é bem mais fácil desembolsar uma módica quantia em dinheiro todo mês que uma grande de uma tacada só.
 
Fonte: Juan Fernando Montesdeoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário