sexta-feira, 28 de junho de 2013

TERCEIRA IDADE E O RPG

Engana-se quem pensa que a Reeducação Postural Global (RPG) é um método que só se aplica aos adolescentes e adultos jovens. Sim, os idosos também podem se beneficiar dos resultados oferecidos por esse tratamento fisioterapêutico nas mais variadas limitações e necessidades que o processo do envelhecimento trás para nós, seres humanos.
 
reeducação postural idosos
 
Além das dores frequentes nas articulações, o idoso sofre com limitações de movimento, alterações posturais, dificuldade de manter o equilíbrio, alteração na coordenação motora, diminuição na força e flexibilidade dos músculos, rigidez das articulações, dificuldade de locomoção, etc. Todas esses problemas interferem no bem estar geral do idoso e muitas vezes estão associados a outras patologias importantes como diabetes, cardiopatias, doenças renais, doenças respiratórias, artrose, problemas de visão e outros. Para suprir as deficiências causadas pelos fatores acima citados, o idoso incorpora uma postura completamente alterada, mas que pode ser aos poucos corrigida, respeitando as compensações que são inerentes ao envelhecimento.
 
A Reeducação Postural Global (RPG) é um método da Fisioterapia que avalia e trata os pacientes de forma individual, respeitando as particularidades de cada organismo e buscando as causas que originam os problemas, atuando nesses casos sob dois aspectos: o estático e o dinâmico. O estático tem o intuito de corrigir ou melhorar as alterações posturais tais como hipercifose torácica (“corcunda”), semi-flexão dos joelhos e anteriorização da cabeça, alongando e relaxando os músculos que promovem essas alterações e associando esse trabalho a respiração que por sua vez também atua no aumento da capacidade respiratória, ajudando na reexpansão do pulmão. O aspecto dinâmico trabalha visando melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, ajudando na realização de movimentos do dia a dia de forma mais independente e segura, como andar, sentar, deitar, levantar, movimentar os braços e a cabeça, etc.
 
Com todos esse benefícios na melhora da funcionalidade do corpo de maneira geral, a Reeducação Postural Global (RPG) ainda atinge aspectos psicológicos, promovendo um bem estar e aumento na auto estima dos idosos que percebem melhora na estética da sua postura e na auto confiança para as atividades diárias, com menor dependência da ajuda de outras pessoas e menor medo de quedas. É comum ouvir pacientes da Terceira Idade após poucas sessões de Reeducação Postural Global (RPG) relatando que se sentem mais elegantes, mais independentes, com menos dores e desconfortos físicos e tudo isso repercutindo na melhora da sua vida social e até profissional daqueles que ainda estão desenvolvendo algum tipo de trabalho.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário