sábado, 15 de junho de 2013

PROBIÓTICOS, AMIGOS DO INTESTINO

Probióticos: você sabe consumir os alimentos amigos do intestino? Eles auxiliam no trânsito intestinal, mas o consumo pede cuidados.

Poluição, alimentos industrializados e estresse emocional são apenas alguns dos vilões que afetam diretamente a saúde do nosso intestino. Uma flora intestinal que não funciona direito pode causar uma série de complicações, como intestino preso e metabolismo lento, favorecendo o inchaço e o aumento de peso. Para que o nosso intestino funcione a todo vapor, é necessário manter uma dieta rica em fibras.  
 
"Outro grupo que pode ajudar na regulação do intestino são os probióticos, alimentos que contêm micro-organismos vivos em sua composição", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Os probióticos podem ser encontrados na forma de iogurtes e leites fermentados, em pó ou cápsulas. Você sabe como incluí-los na alimentação sem colocar a dieta em risco? Responda o quiz e confira as dicas das especialistas: 
 
 
Só pessoas com intestino preso podem ingerir probióticos?                                        
                         
O uso regular de probióticos pode beneficiar até mesmo quem não tem o intestino preso. "Eles auxiliam a digestão, melhoram a absorção de nutrientes, fortalecem o sistema imunológico e são responsáveis por aumentar a produção de substâncias como serotonina, vitamina K e vitaminas do complexo B", explica a nutricionista Roseli. Além disso, a flora intestinal sofre algumas modificações ao longo da vida e o consumo frequente de probióticos pode ajudar a deixa-la sempre equilibrada.
 
É necessário consumir esses alimentos diariamente para surtir e feito?                                     
                       
Os micro-organismos que compõem os alimentos probióticos não sobrevivem por muito tempo em nosso organismo. "A maioria dos iogurtes e leites fermentados garantem a recomendação diária de ingestão desses micro-organismos em apenas uma unidade do produto, não sendo necessário consumir mais do que um por dia", afirma a nutricionista Renata Fidelis. No entanto, pessoas que tenham maus hábitos alimentares e por conta disso sofram de algum tipo de disfunção devem fazer mudanças na dieta e uma suplementação com cápsulas de probióticos, cuja concentração é de 100 a 1000 vezes maior que a contida no alimento industrializado. "Essa suplementação só pode ser receitada por um nutricionista ou outro profissional qualificado", lembra a nutricionista Thatiana Galante, de São Paulo.  

Após quanto tempo é possível notar resultados?                                                 

Segundo o gastroenterologista Irineu Pantoja, de São Paulo, estudos demonstram que as mudanças proporcionadas pelos probióticos aparecem em nosso corpo em um prazo máximo de até 15 dias. "No entanto, pessoas que têm uma alimentação muito desregrada podem vir a notar as mudanças apenas depois de um mês", explica.
 
Quem tem intolerância à lactose pode comer probióticos?                                            
                           
Há pessoas com intolerância à lactose que - embora não consigam consumir leite direito - conseguem tomar iogurtes sem problemas, podendo adotar os probióticos. "Por ser fermentado, o leite probiótico chega ao estômago do intolerante 'pré-digerido', ajudando o organismo a se adaptar ao consumo da lactose", explica a nutricionista Renata. Para aqueles que são 100% intolerantes à lactose, Roseli Rossi indica os leites fermentados à base se soja e os suplementos em pó ou em capsulas. "A ingestão de probióticos por intolerantes com certeza irá auxiliar na saúde do trato intestinal, que muitas vezes é comprometida em pacientes com esse problema", afirma.
 
Eles possuem alguma contraindicação?                                             
                          
Os probióticos são contraindicados aos pacientes submetidos à quimioterapia ou que estão fazendo tratamento com antibióticos. "Durante o tratamento quimioterápico, o sistema imunológico está debilitado e o consumo de alimentos com micro-organismos pode favorecer o desenvolvimento de outras doenças", explica a nutricionista Roseli Rossi. Já aqueles que estão utilizando antibióticos devem fazer uma pausa nos probióticos para que esses não diminuam a eficiência da medicação.
 
Gestantes podem consumir probióticos?                                            
                           
Uma flora intestinal saudável favorece na saúde do feto, principalmente nos casos de partos normais. "Nesse tipo de parto, o primeiro contato do bebê com a mãe se dá pela flora intestinal e as bactérias saudáveis da mãe serão passadas ao bebê", explica Roseli Rossi. "Além disso, ingerir probióticos durante toda a gestação melhora a digestão, previne a constipação comum do período, melhora a absorção de vitaminas e dá mais energia à futura mãe."                        
                   
Quem consome probióticos deve diminuir a ingestão de fibras?                               
                        
A ingestão de fibras não deve diminuir, pois elas servem de alimentos para as bactérias benéficas que vivem no intestino, explica a nutricionista Roseli. Por isso os alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e cereais, são chamados de alimentos probióticos. A ingestão de fibras também não deve ser acima do recomendado, já que o excesso pode levar à constipação. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a ingestão de fibras recomendada ao adulto é de 20 a 30 gramas por dia.                        
                   
É possível que o intestino fique dependente do probiótico para funcionar?                                           
                        
"Não há estudos que demonstrem dependência aos alimentos probióticos, mas é necessário avaliar caso a caso e considerar sempre a quantidade de probióticos adequada para cada dieta, para que não exista esse risco", declara Roseli Rossi.

Fontes: Roseli Rossi e Renata Fidelis - Nutricionistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário