sexta-feira, 14 de junho de 2013

DROGAS EM CASA?

Drogas em casa? 

 Leves e pesadas
 
Existem muitos tipos de substâncias que viciam, e diferentes graus de poder viciante.

Aquelas que viciam de forma leve e geralmente não duram muito, são chamadas de “leves”. As que viciam mais são chamadas de “pesadas”. Mas cuidado, isso não é simples como parece. Mesmo não sendo recomendado, muitas pessoas experimentaram drogas pesadas, como a cocaína, e não se tornaram escravas do vício. No entanto, outros desenvolveram um vício perigoso ao entrar em contato com substâncias como a maconha, que de “leves” só têm o nome. O “peso” de uma substância depende mais de quem a usa.
 

Presas fáceis

O que provoca essa diferença de uma pessoa para outra? Por que umas viciam com facilidade, e outras não? Há algumas características da personalidade que tornam as pessoas fortes ou fracas diante do vício. Essas características existem por vários fatores, entre os quais podemos mencionar os genéticos e os ambientais. Os genéticos quase não podem ser mudados. Se você realmente quer entender esse assunto, preste atenção nos fatores ambientais. Você é uma peça fundamental no ambiente de seus filhos, mas não é a única, Algumas experiências traumáticas e perdas sofridas muito cedo podem influenciar na personalidade e gerar vícios. A falta de comunicação familiar é um problema, e estabelecer uma boa comunicação é o caminho.
 

Ensine a liberdade

Apesar de uma boa educação ser quase sempre fundada em hábitos que se repetem e sobre os quais fundamos nossa maneira de ser e nossos valores, é sempre preciso mostrar aos seus filhos o amor pela liberdade. Os vícios são construídos não só pelo poder da substância, mas também pela força do hábito e pela suposta segurança que esse hábito aparenta proporcionar. Por isso, o melhor é aprender desde cedo a não se sujeitar demais a costumes ou rituais, e a ser livre para escolher, a cada passo, o melhor para si. Se as crianças crescem com a consciência de que o bem-estar é construído a cada passo e a cada escolha, dificilmente estarão sujeitas às armadilhas do vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário