terça-feira, 18 de junho de 2013

CHECK UP, QUANDO FAZER?

Qual a melhor idade para começar a fazer check-up?. Quando as pessoas estão bem e sem sintomas é comum concluírem que não há razão para consultar um médico. As mulheres fogem a essa regra, visto que a visita periódica ao ginecologista para uma avaliação preventiva é algo incorporado à nossa cultura. Os homens, no entanto, deveriam seguir o exemplo feminino. A consulta médica periódica desvinculada de sintomas representa uma boa oportunidade para se detectar doenças em fase inicial.  
 
Esse diagnóstico precoce pode resultar em tratamentos com grande impacto na vida das pessoas. Quando detectadas precocemente e em uma fase em que não produzem sintomas, doenças como hipercolesterolemia (colesterol alto), diabetes e hipertensão arterial podem ser tratadas antes que ocorram conseqüências sérias, tais como um infarto agudo do miocárdio ou um acidente vascular cerebral.
 
Essa avaliação preventiva periódica, denominada comumente de check-up, se aplica a várias fases da vida. Mas é importante notar que ao longo dos anos nós vamos nos incluindo em alguns grupos de risco e nos excluindo de outros. Para os homens, submeter-se a essa avaliação anualmente, sobretudo a partir dos 40 anos, é uma estratégia de grande importância para se prevenir uma série de doenças e obter uma melhora na qualidade de vida.
 
O teor da avaliação preventiva deve respeitar a idade, o histórico pessoal, os antecedentes familiares e os hábitos de vida de cada um. Por isso é fundamental que a realização de exames seja precedida de uma avaliação clínica em que será estabelecido um perfil de risco específico para aquela pessoa. Ademais, caberá ao clínico a realização de um bom exame físico, que trará informações tão valiosas quanto aquelas obtidas por exames laboratoriais ou de imagem.
 
Além do diagnóstico de problemas em fase precoce, a avaliação preventiva é uma oportunidade para que o paciente receba de seu médico as orientações visando a promoção da sua saúde. Informações sobre dieta, exercício, interrupção do tabagismo, sexo seguro, dentre outras, têm um grande impacto no nosso bem-estar. 

Fonte: Dr. Nelson Carvalhaes é geriatra e responsável pelo Check-up do Fleury

Nenhum comentário:

Postar um comentário