sábado, 22 de junho de 2013

VOCÊ JÁ SORRIU HOJE?


“Um sorriso não custa nada, mas faz muito. Enriquece aqueles que o recebem, sem empobrecer aqueles que o dão. Acontece num lampejo e a sua lembrança, às vezes, dura para sempre.
 
O riso é um grande estimulador, suficiente para mandar uma ordem para o seu cérebro, a nível do hipotálamo, e sintetizar as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas, que são substâncias analgésicas similares as morfinas, mas com potência analgésica cem vezes maior. Estas substâncias são produzidas nas situações de riso, gargalhadas, alegria ou em toda a situação que te dá um certo bom humor.
 
Quanto mais gostosa a gargalhada ou mais efusiva a risada, maior será a síntese de produção de endorfinas, que podem ser chamadas inclusive de hormônios da felicidade. Não havendo assim uma escala para cada uma destas situações. Porque você pode ter uma gargalhada ou sorriso com uma intensidade maior ou menor. O que conta é qualidade desta gargalhada, desta risada ou deste sorriso. Isto vai ser sentido na sensação de bem estar, quanto maior for, maior será a síntese de betas endorfinas.
 
Ao rir você vai ter uma proteção cardiovascular, uma proteção vascular contra anginas, contra infartos, contra derrames e doenças vasculares. Não só a nível cardíaco como a nível cerebral. Porque o riso permite um relaxamento que ajuda a normalizar a respiração arterial. Se as pessoas tivessem o hábito de rir várias vezes ao dia, estariam amenizando a descarga de adrenalina no organismo e permitindo uma descarga de endorfinas.
 
 O Fígado, coração e o aparelho digestivo são os mais beneficiados. As emoções negativas afetam o organismo. A inveja afeta o fígado, o ciúme pode afetar os órgãos do peito e do coração, o autoritarismo pode afetar o fígado e os rins; e provocar a formação de tumores e câncer.

Ninguém é tão rico a ponto de dispensá-lo e ninguém é tão pobre que não possa oferecê-lo; porém, ambos se enriquecem com seus benefícios. Ele cria felicidade no lar, favorece a boa disposição e a amizade.

É repouso para o fatigado, luz do dia para o desanimado, raio de sol para o triste e o melhor antídoto contra a preocupação.

Entretanto, não pode ser comprado, tomado, emprestado ou roubado, pois é algo que não constitui bem terreno para ninguém, até ser doado.

Ninguém precisa tanto de um sorriso como aqueles que não têm mais nada para dar.”
 
Uma Dica - Acho que as pessoas deveriam dar dez olhares gostosos, dez sorrisos ou gargalhadas, dez abraços ou dez beijos, rir em conjunto é melhor porque é contagiante. É uma terapia bilateral que envolve a comunicação consigo mesmo e com o outro.
 
"Eu gosto de sorrir para mim"
Rir, sorrir e relaxar, sempre que possível. Ao acordar chegue no espelho e dê uma olhada em você com amor, carinho e ternura e dê um sorriso de bom dia para você. Goste de você e valorize todas suas qualidades.
 
 
Cuidado!
Pessoas mal humoradas, impacientes, irritadas, contrariadas, rígidas (inclusive consigo mesmas) e autoritárias vivem num processo de tensão muito maior e esta tensão propicia uma descarga muito maior de adrenalina e consequentemente uma prédisposição maior para acidentes vasculares como os infartos, as anginas e até os derrames.
 
Fonte: Dr. Eduardo Lambert

Nenhum comentário:

Postar um comentário