sexta-feira, 14 de junho de 2013

DIVÓRCIO E AS FINANÇAS

Uma das decisões mais difíceis da vida é a de se divorciar. Muitos a comparam com a dor de perder uma pessoa querida. É uma perda muito grande, que afeta não só o casal, mas também os filhos, se houver, e muitas pessoas à sua volta.
 
Além de lidar com a dor da perda, é preciso lidar com as consequências financeiras dessa decisão.
 
Em muitos lares, tanto o homem como a mulher precisam trabalhar para sustentar a casa, e uma separação muitas vezes representa alguma incerteza financeira.
 
Divórcio
 
O que fazer?
 
O ideal é tentar manter uma relação civilizada com seu ex-marido, sempre pensando no interesse dos filhos (se houver) e de ambos. Não se deve esquecer que, em algum momento, houve muito amor, e o mesmo amor deve pautar o fim no relacionamento.
 
Na maioria dos casos, é a mãe quem fica com os filhos, por isso, é muito importante estabelecer uma pensão alimentícia justa.
 
Uma partilha equitativa dos bens se faz necessária para servir como base econômica da nova etapa de sua vida.
 
Caso o divórcio seja inevitável, procure assessoria jurídica para que tudo transcorra da forma menos traumática, mais justa e rápida possível.
 
O que acontece quando o divórcio não é economicamente viável?
 
A cada dia, vemos mais e mais casos de casais divorciados que vivem sob o mesmo teto por restrições financeiras. Essa opção requer muita maturidade, respeito e regras claras de convivência.
 
Outra opção a considerar é compartilhar os gastos com outra pessoa na mesma situação, o que permite substituir a parte que antes cabia ao marido.
 
Se a sua situação é ainda mais difícil e você não está empregada, busque o apoio de parentes próximos, que podem ajudá-la enquanto você se organiza e procura emprego.
 
É preciso enfrentar os desafios da vida com otimismo e dar o melhor de si a cada dia.
 
Fonte: Juan Fernando Montesdeoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário