sexta-feira, 7 de junho de 2013

EMBUTIDOS DO FUNDO DAS ÁGUAS

Mortadela e salsicha do fundo das “águas”, quem diria que fosse possível?

imagem bemstar alimentacao

A ideia de fazer mortadela e salsicha com carne de tilápia foi desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. Segundo os pesquisadores a técnica de fabricação de embutidos com o peixe, é muito semelhante à empregada nos produtos similares feitos com carnes bovina, suína e de frango. A diferença é que na composição, será utilizada gordura vegetal, no lugar da gordura animal e também proteína de soja, gerando um produto mais saudável.

A mortadela e a salsicha de tilápia, além de ganharem pontos no valor nutricional, possuem ainda baixo teor de gorduras e calorias. Cada 100 gramas do peixe tem cerca de 172 kcal. Outra vantagem, é que esta espécie não tem espinhas em forma de “Y”, o que facilita a melhor industrialização do pescado. A idéia é que os produtos sejam feitos a partir do filé da tilápia.

 A tilápia é um peixe de água doce, encontrado originalmente na África e da Ásia. Começou a ser cultivada em viveiros no final da década de 30. Chegou ao Brasil na década de 50 e caiu no gosto dos produtores. Segundo dados do governo federal, a tilápia já representa cerca de 38% do consumo de pescado anual no país. Hoje, é o segundo peixe mais criado em cativeiro no mundo, só perdendo para a carpa.

Segundo os pesquisadores, a iniciativa foi bem aceita pelos criadores e em breve teremos a possibilidade de servir antes do almoço, um belo tira-gosto, com mortadela ou salsicha de tilápia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário