terça-feira, 18 de junho de 2013

PROTEÇÃO SOLAR PARA HOMENS

Proteção solar para homens exige produtos especiais. Não importa se você vai para a praia neste verão ou apenas pretende aproveitar os fins de semana no parque, correndo ou pedalando. Ande com seu protetor solar a tiracolo! Afinal, 95% dos tipos de câncer de pele estão diretamente relacionados com a quantidade de sol tomada ao longo dos anos. Antes de tudo, confira as dicas da dermatologista Aline Donati, do Fleury Check-up, para aproveitar bem o sol de forma segura e, como você gosta, sem perda de tempo.
 
No passado, a incidência de câncer de pele nos homens era maior do que nas mulheres, principalmente devido ao modelo de trabalho, que era mais frequentemente realizado por eles ao ar livre. Como as rotinas de trabalho e os hábitos de vida mudaram, atualmente essa diferença está desaparecendo e a doença tem afetado tanto a população masculina quanto a feminina de modo bastante semelhante.
 
- O fato de o homem não ser mais o alvo principal do câncer de pele não diminui a necessidade de os indivíduos mais claros e, portanto, mais sensíveis à exposição solar usarem um bom protetor diariamente, mesmo que a permanência sob o sol seja pequena. Por outro lado, em situações de intensa exposição aos raios ultravioleta, como na praia, mesmo os indivíduos mais resistentes não devem abrir mão do produto.
 
- A escolha do número do fator de proteção solar, o FPS, também depende da cor da pele de cada indivíduo. De toda forma, é bom saber que, abaixo do fator 15, os filtros não bloqueiam nem 90% dos raios ultravioleta B, mais implicados em queimaduras solares.
 
- Para facilitar sua adesão ao uso do filtro de proteção solar, a ala masculina pode optar por ficar longe de produtos cremosos e escolher os protetores em gel, spray, espuma ou mesmo veículos fluidos. Além de fáceis de espalhar, esses filtros são muito mais agradáveis para a pele dos homens, que costuma ser bem mais oleosa que a das mulheres.
 
- Vale lembrar que uma área de grande risco para o câncer de pele nos homens é o couro cabeludo. Isso porque a maioria tem pouco cabelo para proteger a região ou, muitas vezes, o pouco que tem atrapalha a aplicação do protetor solar. Aí entram os bonés e chapéus, outros companheiros vitais a cada verão.
 
- Para a maior segurança do couro cabeludo, há ainda bonés feitos de tecidos especiais, que barram os raios ultravioleta, sem necessidade de passar produto algum. Da mesma maneira, existem roupas que oferecem proteção solar, particularmente úteis para aqueles que praticam esportes e não gostam de aplicar filtro solar. Cabe lembrar que esses produtos estão disponíveis também para o público feminino.
 
Fonte: Dra. Aline Donati - Fleury Check up

Nenhum comentário:

Postar um comentário