quarta-feira, 24 de julho de 2013

ALIMENTOS - COMO DESCONGELAR

Melhor descongelar o alimento fora da geladeira ou dentro? Qual a diferença?
 
Durante o descongelamento em temperatura ambiente, ou seja, fora da geladeira (em cima da pia, por exemplo), há o crescimento de bactérias que podem fazer mal para a saúde. A parte do alimento que está descongelando, que é primeiro a de fora, vai deixando essas bactérias se proliferarem e podem contaminar todo o resto. Por isso, esse método não é indicado. 
 
Dentro da geladeira é mais seguro porque a temperatura é baixa, evitando a proliferação de muitos micro-organismos. Mas é preciso ter cuidado e, se o alimento for carne crua, por exemplo, preparar assim que estiver totalmente descongelado. Não esqueça esse alimento na geladeira por mais de três dias.
 
Existe diferença no trato dos alimentos, se for carne, arroz, feijão etc, na hora de descongelar ou apenas o que muda é o tempo de cada um?
 
O que muda basicamente é o tempo de cada um. Mas alimentos derivados de tecidos animais como as carnes, principalmente cruas, precisam logo ser preparadas e consumidas. Se deixar muito tempo na geladeira, podem estragar rapidamente. Já os alimentos vegetais, como os grãos, têm maior durabilidade depois de descongelados. Mas também não devem ficar muito tempo sem serem consumidos. 
 
Podemos ou não podemos descongelar e recongelar?
Podemos descongelar e recongelar se prepararmos o alimento novamente. Por exemplo, feijão que foi descongelado pode voltar para a panela, cozinhar com outros condimentos por bastante tempo e ser congelado novamente. Mas é preciso esse cozimento para poder destruir os possíveis micro-organismos que se multiplicaram durante o descongelamento.
 
Alimentos congelados perdem seus nutrientes - mito ou verdade?
Os alimentos perdem, sim, alguns de seus nutrientes muitas vezes. Alguns vão embora em parte quando entram em contato com a luz, outros no cozimento, outros no congelamento. Mas essas perdas não são totais, ou seja, sempre vale a pena consumir alimentos preparados de forma caseira e não industrializados, quando o assunto é ingestão de nutrientes benéficos à saúde.
 
Alguma dica na hora de armazenar no freezer?
 
Sempre embalar bem e tentar tirar o máximo de ar possível. Também é preciso organizar as datas na hora de congelar. Em freezer de 18 graus negativos, os alimentos duram 90 dias com segurança. Depois desse período é aconselhável descartar a preparação ou, se quiser consumir e correr menos riscos, é necessário descongelar e cozinhar novamente para diminuir a ação bacteriana.
Freezer não é um conservador eterno de alimentos como muitos pensam. As baixas temperaturas evitam a contaminação de alguns micro-organismos patogênicos, mas não de todos. E são esses poucos que resistem às baixas temperaturas que deterioram o alimento congelado em longo prazo.
 
E dica para descongelar?
Deixar na geladeira por dois dias ou, dependendo do alimento, levar direto para o fogo.
 
Posso descongelar direto na panela, com o fogo ligado? Quais as vantagens e desvantagens?
Sim, pode. Mas, dependendo da preparação, pode perder a textura, a consistência e a aparência modificar. Pode ser necessário acrescentar água se estiver secando, para não queimar. E em relação à segurança alimentar, também é possível já que as bactérias patogênicas diminuem muito sua multiplicação no frio ou no calor extremo (freezer e fogo respectivamente).
 
Fontes: Ana Kessler - Publicitária, escritora e editora-chefe do portal feminino Tempo de Mulher e Cristina Kalil Menna Barreto, nutricionista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário