domingo, 28 de julho de 2013

O CORPO HUMANO TAMBÉM ENVELHECE

O tempo passa para o corpo humano também

2013 já está no meio do ano, e já começamos a pensar em 2014, o que nos faz crer que o tempo está passando rápido demais, o tempo passa e muita coisa no nosso organismo muda. É fácil notarmos as ações do tempo por fora, como as primeiras rugas e linhas de expressão, mas e por dentro? Como vamos notar as ações do tempo sobre aquilo que não podemos ver?.
 
 
Uma coisa é fato, todos nós vamos envelhecer e envelhecer não significa ficar ultrapassado ou, no popular, ficar velho, mas sim que vamos vivendo mais e, com isso, o nosso corpo precisa ter todos os cuidados necessários para que continue “indo bem”. Precisamos dessa “manutenção” para que tudo dê certo e corra bem.
 
Por fora estamos enxergando, se algo não está bem com a nossa pele, unha ou cabelo, logo damos um jeito de tratar, o problema é que muitas vezes cuidamos somente da aparência externa, o que conseguimos ver, deixando a saúde de lado, mas não dá para ser sempre assim.
 
O envelhecimento do organismo é um processo gradativo e progressivo, com as informações e medidas corretas, conseguiremos driblar as ações do tempo e prolongar o nosso bem-estar.
  • Viver sem os lapsos de memória:
Dá para viver sem o famoso “branco” quando precisar lembrar aquela informação importante ou precisar daquele número de telefone que você decorou. Com o passar do tempo, o cérebro começa a diminuir lentamente e essa processo afeta a memória operacional – nossa capacidade de raciocinar, compreender e reter informações em curto prazo.
 
Pesquisas comprovaram que isso acontece com 65% das pessoas que têm um estilo de vida sedentário e uma alimentação má equilibrada, ou seja, além de ser o processo natural de envelhecimento, ele é potencializado por hábitos ruins de estilo de vida. Para quem adota uma vida equilibrada e balanceada, as chances diminuem em 70% e esse processo pode ser retardado, ou seja, mais tempo de saúde perfeita, por dentro e por fora sem lapsos de memória.
 
O mesmo acontece com demais órgãos do corpo, como os pulmões, por exemplo. Após os 35 anos, o envelhecimento dos pulmões acelera e a função pulmonar pode ficar comprometida.
  • Viver sem perder o ar:
Para prevenir e manter a boa saúde dos pulmões, consumir vitamina D e vitamina A são as fontes ideias, pois estas vitaminas têm como função melhorar as atividades pulmonares.
  • E o coração, como está?
O coração também entra na lista dos órgãos que sofrem as ações do tempo, com o passar do tempo ele vai perdendo a eficiência no bombeamento de sangue para o organismo. Fazer exercícios regularmente mantêm os músculos e artérias flexíveis, o que proporciona um melhor fluxo sanguíneo.
Inevitavelmente o tempo vai passar e nosso corpo vai envelhecer, mas cabe a nós decidirmos como vamos viver esse processo. Se nós queremos envelhecer com saúde ou não.
 
Cuidar do corpo vai além de usar cosméticos e produtos para tratar o exterior, mas sim manter hábitos saudáveis como alimentação balanceada e exercícios físicos regulares que tratam de dentro para fora.
 
Para quem quer ver o tempo passar em boa forma.
 
Fonte: Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário