domingo, 7 de julho de 2013

O PODER DAS CORES

As diferentes tonalidades disponíveis na natureza e na cartela de cores das marcas de tintas podem ser usadas para equilibrar mente, corpo e alma
As cores enfeitam, transmitem emoções variadas e servem como códigos nos mais diversos ambientes. Pode parecer que às vezes elas são escolhidas aleatoriamente, mas, isso não acontece, pois mesmo inconscientemente, optamos por tons que nos agradam, trazem bem-estar e reconfortam.




Não é à toa que a cor predominante nos hospitais seja o verde, nem que várias religiões se valham do vermelho, por exemplo. "A primeira tem ação antiséptica e a segunda ajuda no processo de limpeza energética", explica Luciana.

A melhor luz é a solar, portanto vale a dica de tomar sol quando se está apático, desanimado e triste. Assim você restaura o sistema imunológico, a saúde emocional e acalmar o sistema nervoso.

Além de ajudar a harmonizar ambientes e pessoas, a cromoterapia também é utilizada como tratamento, para equilibrar a energia dos chacras (segundo a filosofia tântrica, pontos de energia do corpo astral).

As cores, com seus diferentes comprimentos de ondas e frequências, interagem na bioenergética do corpo humano. Se as usarmos corretamente, podemos alcançar o equilíbrio energético, selecionando a imagem e a sensação que desejamos transmitir. Diferentes tonalidades agem sobre nossos órgãos sensoriais excitando, deprimindo, estimulando, tranquilizando.

Com um bastão luminoso, o cromoterapeuta restabelece o equilíbrio do organismo sem tocar no corpo, apenas direcionando ao campo energético.

Para quem acha o tema místico demais e que é preciso mais do que fé para experimentar, vale dizer que já começam a surgir estudos sobre os benefícios das cores em nosso corpo e mente. Enquanto não surgem os resultados, podemos nos divertir experimentando o poder das cores em casa, pintando uma parede ou fazendo modificações no guarda-roupa.

Descubra qual a relação das cores com as emoções e pinte o sete
 
  • Vermelho Por ter uma energia densa, precisa ser usado com cautela. Ajuda a melhorar estados depressivos, trazendo motivação. Mas, se a pessoa for agressiva, pode aumentar essa característica.
  • Laranja: Cor da alegria. Ajuda a atrair parceiros. Por isso, não deve ser usada no quarto do casal.
  • Rosa: Cor do amor universal. Atrai romance.
  • Verde: Anti-séptica, de limpeza, cor da saúde, ideal para ser usada em quartos de pessoas doentes.
  • Azul: Calmante, relaxante. Indicada para quartos de quem sofre de insônia.
  • Amarelo: Estimula a mente e a concentração. Bom para usar em ambientes de trabalho, locais onde se lê ou estuda.
  • Lilás: Ideal para ambientes de meditação ou quando se deseja ficar mais intuitivo.
  • Marrom: Melhora a percepção, ajuda a resolver o que está incomodando. Tem energia de transformação.
  • Preto: A ausência de cor traz proteção, por isso é muito usada durante a noite. Use quando for a lugares onde a energia é baixa ou quando não sabe se será bem recebida.
  • Branco: Junção de todas as cores, tem a energia mais forte. Ajuda na conexão com o espiritual e o inconsciente.


  • Fonte: Luciana Giusti Costa - cromoterapeuta

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário