terça-feira, 2 de julho de 2013

HIDRATAÇÃO NASAL DURANTE O INVERNO

Dica de prevenção no inverno: Cuide da sua hidratação nasal

Com a chegada do inverno podemos perceber duas coisas:
1 – O tempo já esfriou;
2 – As consequências já estão sendo sentidas, principalmente por aqueles que sofrem com distúrbios respiratórios.
Realmente a chegada da nova estação fez com que o clima mudasse no país, os dias se tornaram mais cinzentos e úmidos, alguns com chuva constante.
Esse mix de chuva e tempo frio é o convite perfeito para gripes e resfriados, sem contar que essa é a época em que tiramos os casacos do armário, aqueles que estão guardados há um tempo (alguns, desde o inverno passado) e podem provocar crises alérgicas e crises de rinite, ou seja, é a época em que devemos ter atenção redobrada com a nossa hidratação nasal.
 Hidratação Nasal 2
A hidratação nasal é um processo essencial para combater sintomas como:
  • Ressecamento nasal: Entre todos os sintomas, deve-se ter cuidado especial com o ressecamento nasal, pois ele afeta o movimento ciliar, comprometendo o mecanismo de defesa que age contra infecções;
  • Irritação da mucosa nasal;
  • Formação de crostas;
  • Sangramento.
Com a mudança de temperatura – e com as possíveis doenças que possam surgir junto com ela, como a sinusite, rinite alérgica, rinossinusite e demais doenças respiratórias – é necessário que se tenha cuidado e prevenção contra feridas na mucosa nasal e no nariz, geralmente causadas por esforço ou fricção. Essas feridas, além de serem doloridas, podem ser a porta para infecções e entrada de germes no organismo.
Além dos fatores decorrentes da estação, há outros fatores que podem desencadear doenças respiratórias, como a poluição, por exemplo, que afeta diretamente a saúde respiratória. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 2 milhões de pessoas morrem em decorrência da inalação de partículas de poluição, ou seja, no ar que respiramos existem tantos gases que mal sabemos o que são capazes de fazer com a nossa saúde, por isso devemos estar prevenidos a todo momento.
A hidratação nasal diária é a forma de prevenir que a mucosa nasal seja atingida e piore os sintomas ou fique exposta a germes e infecções, aliada à ingestão de muita água forma uma barreira protetora no organismo. Estudos comprovam que pacientes de gripe que usam a lavagem nasal como forma de limpeza e hidratação, tem redução de até 40% em seu quadro clínico, além de uma melhora clínica de 64% em pacientes com sinusite crônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário